A ISaloni sempre foi o evento de maior referência e o que dita tendência aplicada ao mobiliário e à decoração. Visitando os pavilhões, a arquiteta Láyza Meireles observou nos stands das principais marcas o uso repetido de certos materiais. “Sempre que vou à feira trago nova forma de projetar, observo o que está sendo mais utilizado, analiso e aplico. Este ano a feira inovou em texturas, cores e acabamentos. O desenho de novos mobiliários também recebe referência”, diz.
A feira apresentou a cozinha do futuro e portas de armários que, ao se abrirem, revelam todas as divisões internas com o uso da tecnologia. Além disso, os eletrodomésticos são comandados por aplicativos, tudo para o conforto do dia a dia.
“Ficamos honradas com o convite da Favorita Belém, porque apenas três escritórios de arquitetura da cidade foram escolhidos pela Trip Favorita. A troca de experiência com outros arquitetos e designers foi engrandecedora. A Favorita preparou ainda um passeio de barco pelo Lago Di Como, culminando em um almoço no famoso Hotel Il Sereno, projeto da premiada designer Patrícia Urquiola”, destaca Láyza.
Segundo ela, quem vai ao evento europeu não pode deixar de visitar as lojas de designers renomados, lojas de grandes marcas, cafés, museus de arte e pontos turísticos com arquitetura marcante.
Acompanhe as 15 tendências observadas por Láyza Meireles:
1 Mármores Italianos
Uma pedra mais exótica que a outra e belos veios. Foram muito utilizadas em tampos de mesas de jantar, mesas de centro, mesas de canto, armários, buffets, tampos de cozinha (o que antes não era indicado) e nos objetos.
2 Iluminação personalizada
A luz, para dar destaque ao móvel, se apresenta de forma indireta. Ela apareceu em nichos, prateleiras, bases de ilhas, interior de gavetas e portas de armários.
3 Cantos chanfrados
Um detalhe sempre presente é o chanfrado nas pedras e também na madeira. O encontro de tampos e gavetas, com puxador cavado ou recuado, foi visto em vários stands como lançamento e novidade.
4 Closets abertos
Armários e closets vieram abertos, sem portas e nem laterais, ou com portas translúcidas, mostrando um melhor aproveitamento interno.
5 Portas de armários diferenciadas
As portas com estrutura em alumínio vieram com encaixe para vidro translúcido, tecido, couro e cerâmica, a mesma utilizada nas paredes.
6 Cozinhas
As portas translúcidas, mostrando o interior dos armários, foi padrão na mostra da Eurocucina. A natureza está sempre presente, em forma de horta ou decoração. Os armários multifuncionais também foram vistos com frequência. Um modelo com tampo serve para refeições e outro dá utilidade ao cooktop. Outro regula a altura para cadeirantes. As pias esculpidas nas rochas, também foram destaque em muitas cozinhas, com base recuada para não respingar a água nos móveis.
7 Aplicação do granilite
A aplicação do nosso granilite em paredes, piso e móveis, lembra a pedra com seixos conhecida como Ceppo di Gré, muito presente na arquitetura da Lombardia e utilizada nos prédios de Milão do início do século XX. Esse revestimento virou tendência novamente, deixa o ambiente mais elegante.
8 Estrutura em metal
O toque industrial se mostrou presente em muitos ambientes da feira, seja guarnecendo nichos e prateleiras ou como estrutura para armários.
9 Tons beges, cinzas e terrosos
Os tons neutros, o cinza e o bege se misturam com o laranja e dão a cor do momento. O tom terroso dá aconchego ao ambiente e o torna mais sofisticado. O verde continua sendo usado em paredes, móveis e objetos trazendo a cor da natureza para a harmonia da decoração.
10 Mobiliário com formas orgânicas
Formas com cantos arredondados como mesas de jantar, mesas de centro, mesas de canto, sofás e poltronas, estão presentes em várias coleções.
11 Revestimentos e estampas com formas geométricas
A forma geométrica se mostrou presente em revestimentos, quadros, tapetes, acessórios, estampas de almofadas e móveis. As cores mais usadas foram preto e branco. No piso a paginação mais usada foi a espinha de peixe.
12 Banheiros com leveza
No Salone Bagno observei o uso do cimento queimado nas paredes e as bancadas sem rodabanca. As pias esculpidas sobre bases de ferro vêm com função também de porta toalha. Os espelhos redondos com luz e moldura estão voltando com tudo, além de espelhos com formas orgânicas.
13 Detalhes em dourado, bronze e preto
Bases de mesas de centro, mesas laterais, aparadores e mobiliários recebem cores como bronze, dourado e preto em sua maioria.
14 Ambientes multifuncionais
Algumas marcas apresentaram espaços inteligentes e que se transformam em outros, assim como aproveitamento de pequenos espaços.
15 Releitura de equipamentos
Os aparelhos domésticos se tornam exclusivos ao receberem assinatura de grandes marcas ou de artistas renomados, criando edições limitadas do produto.
Fotos: Luca Fiammenghi e Alessandro Russoti (iSalone)
Texto: Luiz Cláudio Fernandes