Em meio a um cenário de inovadores modelos de negócios ambientais no Pará, Belém recebe às 19h desta quinta-feira (1º) a primeira edição do evento de Empreendedorismo Sustentável da Amazônia. Com o tema “Boas Práticas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento como Modelo de Negócios”, a programação contará com quatro palestrantes de renome na área ambiental. As inscrições são gratuitas e o evento é voltado a estudantes, arquitetos, designers, engenheiros e demais profissionais empreendedores que trabalham com responsabilidade ambiental.
O evento será no auditório do Edifício Torre Infinito, da MB Capital, único da região com projeto totalmente sustentável e certificação LEED. Os palestrantes são Hilário Vasconcelos, engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Perícia e Auditoria Ambiental e diretor da UpBio Soluções Ambientais; Tainá Marajoara, diretora do Projeto CATA e da ONG Amazônia Viva e proprietária do Centro de Cultura Alimentar IACITATA; Joaquim Meira, mestre em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Healthcare Facilities Planning And Desing; e Manoel Neto, diretor do Belém Design Zones.
O palestrante Hilário Vasconcelos explica que os modelos de negócios ambientais são uma tendência do mercado e afirma que é possível equilibrar geração de lucro com a questão ambiental. “Diversos modelos de negócios ambientais estão estourando na nossa região, então eu espero o público nesta quinta-feira, para conversarmos sobre esse assunto”, diz o ex-secretário de meio ambiente de Itaituba.
Segundo Hilário, o Fundo Amazônia, por exemplo, foi criado há 10 anos para valorizar a sustentabilidade na Amazônia e apoiar projetos e iniciativas de boas práticas de gestão ambiental. Em 2017, os investimentos somaram um total de 95 projetos apoiados com o desembolso recorde de R$ 224 milhões e representando um crescimento de 67% em relação ao ano anterior, estimou o BNDES. Também em 2017 foram lançadas duas chamadas públicas que, juntas, totalizaram um volume de até R$ 350 milhões a serem destinados a novos projetos nos próximos anos fortalecendo o desenvolvimento sustentável em todas as esferas da sociedade amazônica.
O evento é realizado pela Canoa, agência especializada em questões ambientais, em parceria com a MB Capital, Ponto Design, Alive Studios, UP Bio Soluções Ambientais e SOS Consulta. A organizadora Noany Maia explica que o objetivo da programação sem fins lucrativos é contribuir com a região, oferecendo conhecimento relacionado a práticas sustentáveis aos empresários, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas locais. Segundo ela, a segunda edição do evento já está programada para o mês de maio.
Serviço
Primeiro evento de Empreendedorismo Sustentável da Amazônia, com o tema “Boas Práticas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento como Modelo de Negócios”. Dia 1º de novembro, às 19h, no edifício Torre Infinito, localizado na avenida Gentil Bittencourt, 549, entre Benjamim e Rui Barbosa. Inscrições gratuitas. Informações: (91) 98157-5765 / 98304-4172 ou @empresuspara.
Programação
18h30 – Abertura – Recepção e credenciamento
19h – Apresentação do evento por Mari Tupiassú
19h05 – Apresentação do Ed. Torre Infinito
19h10 – Joaquim Meira
20h – Hilário Vasconcelos
21h – Tainá Marajoara
22h – Manoel Junior, encerramento e coquetel