O clássico sofá Chesterfield, verdadeiro ícone do design, é uma das peças de mobiliário mais reconhecidas do mundo. Facilmente nos deparamos com ele em um lobby de hotel, em um bistrô ou em um café.
Com design inconfundível, a peça é caracterizada por seus braços arredondados, encosto em capitonê e revestimento originalmente em couro nas cores preto e marrom. Criado ainda no século XVIII, o móvel é um símbolo do Reino Unido e tem sua história rodeada por lendas. Alguns historiadores acreditam que o desenho foi encomendado pelo Conde de Chesterfield, Philip Stanhope, no século XVIII, enquanto outros defendem a teoria de que a técnica de capitonê foi criada apenas no século XIX.
O psicanalista Sigmund Freud contribuiu para a fama do móvel. Há quem diga que o profissional atendia seus pacientes de hipnose em uma poltrona Chesterfield, imortalizando a cena em livros, filmes e ilustrações sobre a maior figura da psicanálise.
Estilo pop
O apartamento do ator Caio Castro em São Paulo reflete a personalidade do jovem ator, que gosta muito de street art e buscava um espaço para receber amigos e familiares. Ao reformar o espaço dos anos 70, as arquitetas do MORA Estúdio apostaram em um estilo pop industrial para a sala da estar. Aqui, o Chesterfield serviu de guia para a montagem dos quadros, que ganharam molduras diferentes e em cores vibrantes.
Para receber com classe
Neste apartamento de 68 m² em São Paulo, a sala ampla foi pensada para receber as visitas da melhor forma. Não à toa, um sofá Chesterfield de cinco metros de comprimento foi eleito o protagonista do ambiente. O móvel percorre toda a extensão da sala, reunindo home theater, living e jantar. “Ele é a peça-chave da integração de espaços”, conta Nildo José, responsável pelo projeto de reforma e design de interiores do imóvel.
Estilo clássico
No projeto assinado por Maurício Karam, a decoração mescla o antigo e o novo no apartamento de 350 m² em São Paulo. Itens de época, como o lustre da sala de jantar, o aparador de bronze e a cadeira de veludo no estar já pertenciam à família e se exibem para dar forma ao estilo clássico.
Red velvet
Não há como negar que este Chesterfield vermelho é o protagonista desta sala clássica. Com linhas e cor marcantes, a peça ganhou complementos à altura, como as suntuosas boiseries em cinza chumbo e a dupla de mesas de centro branca.
Mood bucólico
O papel de parede em preto e branco, com uma estampa que remete a uma floresta, dá o tom bucólico à esta sala de estar. Mas é o sofá ultra violet quem rouba a cena do décor, realçado graças ao boiseire e ao piso de madeira acinzentados. No ambiente, o violeta se desdobra para as flores e folhagens que foram dispostas num vaso de vidro verde. Elegante e cheio de personalidade!
Mix de estilos
A sala elegante e colorida criada pelo designer de interiores Melian Randolph é um ótimo exemplo de como misturar estilos na decoração. Aqui, as estéticas vintage e contemporânea se encontram numa composição ousada com geometrismos, estampas e muitas cores. O sofá Chesterfield divide espaço com uma poltrona de vime e duas estilo mid-century, além de uma mesa de centro com tampo de vidro.