Em janeiro deste ano tive o prazer de ir à elegante e distinta Bahnhofstrasse, uma das principais ruas de Zurique, na Suiça, e uma das zonas comerciais mais caras do mundo. Ela está, inclusive, entre as 10 melhores ruas do mundo para ir às compras, reunindo as vitrines mais lindas e chiques do planeta.
A Banhof é a rua do melhor comércio de Zurich e onde você pode tomar um bom café, comer o melhor chocolate do mundo e jantar. As principais grifes estão localizadas nela. É uma vitrine mais linda que a outra.
Lojas de grife internacionais de luxo como Burberry, Prada, Louis Vitton, Gucci e Giorgio Armani se espalham pelos 1,4 km de extensão da Bahnofstrasse, que ainda reúne lojas de jóias, sapatos e, claro, relógios suíços, conhecidos como os melhores relógios do mundo.
A rua foi construída em 1864 sobre as antigas muralhas de Zurique. Por isso foi batizada como o nome Bahnhofstrasse, que significa “rua da estação” em alemão. Ela nasceu em Bahnhofplatz e percorre 1,4 quilômetros até terminar em Bürkliplatz, no entorno maravilhoso do Lago de Zurique. A maior parte da rua é restrita a pedestres, apesar de ter um dos principais trechos de bonde da cidade.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Luiz Cláudio Fernandes (@luizjornal)
Rua Bahnhofstrasse é um grande centro da moda
Paris é conhecida como um grande centro da moda, mas, a meu ver, Zurich está anos luz à frente. Ficamos encantados não apenas com o design e o décor das vitrines, mas também com a beleza e qualidade das peças de roupa. Inclusive, os suiços se vestem muito bem, viu?!
A Bahnhofstrasse é uma das visitas imprescindíveis de Zurique porque nela o visitante conhece o ritmo da cidade no seu centro. Embora caríssimas, as suas elegantes lojas de moda e galerias de arte contam com uma variada oferta de produtos de alta qualidade.
Mesmo que escape do seu orçamento, para dar uma olhada é grátis. É um verdadeiro deleite passear pela avenida e ver as suas vitrines.
VEJA MAIS
Quantos dias devo ficar em Zurich?
Marilyn Monroe: roupas chiques que ela usava em casa
No Natal, designers dão vida às vitrines das mais famosas lojas urbanas do mundo
Zurich proporciona história, arte, chocolates e compras
Zurich é moderna, sofisticada, rica em cultura e referência em qualidade de vida em todo o mundo. Passei momentos inesquecíveis lá.
Apesar de ser pequena, nela você encontra atrações relacionadas à arquitetura, história, arte, compras, gastronomia e natureza. A metrópole, conhecida como capital financeira da Suíça, é cercada pelo rio Limmat e pelo lago Zurique. Explore a rua Bahnhofstrasse, as diversas lojas de chocolate, a Igreja Grossmunster e os inúmeros museus. Confira também a vista da montanha Uetliberg e apaixone-se pela cidade.
Dona de um belo e valorizado centro histórico, ao mesmo tempo em que é referência em negócios e modernidade, Zurique é perfeita para fazer compras, aproveitar o cenário artístico e cultural ou fazer passeios em montanhas próximas e até os Alpes.
Passear pela região histórica é uma boa forma de sentir o clima medieval da cidade. Aproveite para percorrer vielas, lojas, cafés, restaurantes ou registrar fotos no mirante localizado na colina Lindenhof. Além disso, é no centro histórico que você poderá ver de perto um dos principais cartões-postais da cidade, a imponente Igreja Grossmunster, com arquitetura datada do século 12. Ao visitá-la, conheça os famosos vitrais e a vista panorâmica do alto das torres. Esta área é facilmente acessível de metrô.
O que é barato na Suiça?
Roupas são caríssimas na Suiça. Os chocolates suíços são caros, mas é possível encontrar alguns a preços mais acessíveis nos supermercados, inclusive as marcas como Lindt, Cailler e Munz. Até os baratos são melhores que muitos chocolates vendidos no Brasil. A bebida Rivella e o rösti também não podem faltar na sua lista de compras ao visitar a Suíça. É uma cidade cara, mas é possível comer barato na Suiça.
VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS
Por Luiz Cláudio Fernandes
Diretor da revista Design.com, Luiz Cláudio Fernandes é jornalista mestrando em Comunicação e Cultura e apaixonado por viagem, moda, design, décor, arquitetura, arte, gastronomia e cultura em geral.