Nova autorização será exigida para brasileiros que viajarem para a Europa em 2023. Os turistas de ao menos 60 países, incluindo o Brasil, que viajarem à Europa a partir de novembro de 2023, precisarão providenciar um novo documento para entrar na região. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias, na sigla em inglês) será exigido para a entrada no chamado Espaço Schengen, que abrange 26 nações europeias, como Portugal, Espanha, França e Alemanha.
O novo documento (que não substitui o visto) consiste em uma autorização eletrônica que deve ser renovada a cada três anos. A solicitação será exigida para quem viajar a turismo e poderá ser feita via internet, com um tempo de preenchimento de cerca de 15 minutos.
VEJA MAIS
- Capri: o que fazer na ilha mais cara da Itália?
-
Mansão do filme ‘O Poderoso Chefão’ pode ser alugada no Airbnb
O objetivo da exigência do documento é reforçar a segurança do bloco europeu por meio de mais uma etapa de verificação da identidade dos turistas estrangeiros. Dessa forma, caso o sistema identifique alguma inconsistência nos dados do viajante, as informações serão analisadas manualmente em um prazo de até quatro semanas. Caso a autorização seja recusada, o visitante poderá recorrer da decisão.