São Paulo ganhou um espaço público assinado por Estúdio Campana no edifício JFL 125, novo empreendimento da JFL Living no Jardim Paulistano, na zona Oeste da cidade. O local reúne design, paisagismo e uma instalação inédita em azulejaria, feita a partir da adaptação de uma colagem originalmente produzida por Fernando Campana (1961-2022).
Projetando uma paisagem onírica, o painel artístico de 7,7 metros de altura por 6 metros de largura retrata duas classes de plantas carnívoras: Dionaea muscipula Ellis (conhecida como apanha-moscas) e Drosera Capensis (também chamada de drosera do cabo) em um cenário imersivo.
VEJA MAIS
- Arquiteta cria clima retrô em reforma de apartamento de 1960 em Portugal
- Casa luxuosa em Belém de 450 metros quadrados é totalmente reformada
- Conheça detalhes da arquitetura do Theatro da Paz em Belém
- Criadores de conteúdo podem morar de graça em hotel de luxo no Caribe
Idealizada com técnicas manuais, a obra é constituída por cerca de 1800 azulejos de cerâmica pintados um a um, em tons de azul sobre branco. Alinhado com a vegetação, o conceito é resgatar as características do período colonial de forma contemporânea.
“É um grande desafio fazer projetos de grande escala e com alto alcance de público, especialmente em centros urbanos como São Paulo, pois as pessoas terão a chance de interagir com nosso trabalho diariamente e de formas diferentes, conforme seu ritmo de vida. Um mural com uma temática surreal, contemporânea, executada de forma tão artesanal e de caráter permanente, é algo raro atualmente”, avalia Humberto Campana.
Complementando o mural, o Estúdio Campana também concebeu três balanços Bubbles em homenagem à infância, que ficarão dispostos em uma área de paisagismo, convidando o público à contemplação e momentos de tranquilidade dentro do ambiente urbano. Cada peça foi produzida em aço carbono com pintura automotiva, almofada de espuma de poliuretano e tecido.
São Paulo: saiba onde visitar o espaço público
O resultado pode ser visto na Avenida Rebouças, 3084. Carolina Burg Terpins, sócia co-fundadora e CEO da JFL Living, explica a iniciativa. “Todos os nossos empreendimentos trazem a arte contemporânea como um dos pilares. No JFL 125, em especial, optamos por compartilhar este espaço de arte e design também com a população. É um projeto inédito na cidade, que traz uma instalação rica em detalhes em um espaço que pode ser experienciado por todos”.