Neste domingo (7), o primeiro Circular Campina Cidade Velha chega redondo, completando 50 edições, desde que surgiu em 2013, como uma iniciativa da sociedade civil, que abriu as portas de seus empreendimentos criativos, sediados no centro histórico de Belém. A programação reúne 41 espaços e ações que estarão disponíveis e acessíveis ao público das 8h às 20h, com entrada gratuita.
O circuito está recheado de exposições, degustações, lançamentos de cardápios e de catálogo de mostra artística, como é o caso do Espaço Cultural Banco da Amazônia, que se abre com a exposição “(Re) Enquadrar”, do artista plástico Johnatan Ryder e a mostra Coreografias do Impossível, mostra da Bienal de São Paulo, no Museu de Arte de Belém.
VEJA MAIS
- Itinerância da 35ª Bienal de São Paulo desembarca em Belém e outras cidades
- Bienal das Amazônias leva exposição pública à Estação das Docas em Belém
Na Kamara Kó Galeria tem oficina e exposição do fotógrafo Miguel Chikaoka, que participa ainda, às 16h, do café Fotográfico da Fotoativa. Comidinhas, gastronomia, música também serão pontos altos neste domingo.
Nesta primeira ação, em 2024, o projeto chega com novos espaços, como o Restaurante Celeste, mais um empreendimento que abre no bairro da Cidade Velha, apostando no Circular e na movimentação cultural dos bairros históricos.
A chef e proprietária é Esther , que também é chef do Restô do Porto, e passou por restaurantes estrelados nos Estados Unidos, México, Suíça e Espanha, onde se especializou na culinária do produto.
Já, a Avintura Vinhos Finos é uma empresa paraense que se destaca por sua abordagem única e inspiradora no mundo dos vinhos. Fundada em 2020 pelo casal com deficiência visual, Núbia de Freitas e Thonmys Athos, a Avintura transcende as adversidades e oferece uma experiência sensorial inigualável.
Haverá dois passeios, o Circuitinho, com a novidade da saída da frente do Theatro da Paz e parada na Kamara Kó Galeria para uma homenagem à idealizadora do Circular Makiko Akao, e na Igreja Nossa Senhora do Homens Pretos.
O Roteiro Geo-Turístico rende mais homenagens ao Ver-o-Peso pelos seus 397 anos. A saída será ali do terminal hidroviário da Estação das Docas. Outra novidade é a itinerância do Ateliê Jupati, que ocupará com vasta programação o Bar do Seu Bené, na Cidade Velha.
Tem opção para crianças também no Mercado do Porto do Sal, que se despede do Mastarel, uma obra de arte instalada no topo do mercado, iniciativa do projeto homônimo inaugurado em dezembro de 2023.
A influência arquitetônica mourisca, proveniente do norte da África, deixou sua marca no Mercado do Porto do Sal como um vestígio da influência construtiva portuguesa, que por sua vez absorveu elementos desses povos.
Inaugurado em 1933 como um centro vital para o abastecimento e distribuição de produtos provenientes da região das ilhas, o Mercado do Porto do Sal, por iniciativa do Projeto Mastarel, liderado pela artista Elaine Arruda em colaboração com o mestre de carpintaria naval João Aires, recebeu uma intervenção significativa. Também será possível visitar a exposição dentro do mercado, que abriga, ainda, a programação do Coletivo Aparelho.
Já a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, através do Fórum Landi, promoverá a oficina “Observação Arquitetônica no Centro Histórico” oferece uma imersão na arquitetura histórica de Belém, onde características marcantes se entrelaçam ao longo do tempo, enriquecidas por novos usos e adaptações.
Essa parcela da história nos convida a refletir: que lições do passado podem nos auxiliar na resolução dos desafios atuais? Durante essa oficina, convidamos você a observar os detalhes intrincados do seu entorno por meio de registros fotográficos, compreendendo as influências históricas, culturais e sociais que moldaram cada construção. Essa ação acontece das 8h30 às 11h, com saída do Forte do Presépio. Ponto final: Fórum Landi (R. Siqueira Mendes, 60).
Confira a programação completa também no site www.projetocircular.org e pelo Instagram @circularcampinacidadevelha
Programação da 50ª edição do Circular Campina Cidade Velha
BAIRRO DA CAMPINA
AP – SEDE SOCIAL – Terrace – Endereço: Av. Presidente Vargas, 762. Horário de funcionamento: 10h às 16h. Contato: (91)98191.6800
10h Arte Photoclube – Exposição “Cores e Texturas”
Artistas participantes: Anne Antunes, Ana Beatriz Pereira, Alexandre Martins, Kattari Quadros, Marcela Soares, Samuel, Lucas Quaresma, Sachie Ishigaki, Yuri Genilson e Sami.
11h Música ao vivo a partir das 11h (Dj Martin Blue)
Venda de comidas e bebidas
Evento aberto ao público
ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Praça das Mercês – 9h às 18h.
9h Exposições:
Estações de Embarque Cultural
Máquinas para filosofar, subverter e sonhar : a Mamute, uma gigante
Confluência das Águas – Resultado do projeto Encontro das Águas, realizado com crianças e adolescentes em comunidades da ilha de Cotijuba e no município de Santa Izabel do Pará, fruto do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023.
9h Bar e loja Fotoativa abertos + Delícias da Nice – Café e Gostosuras.
10h às 12h – Oficina Mini-pinhole, com Moisés Araújo.
16h – Café Fotográfico: Miguel Chikaoka e a Fotografia Pinhole.
Convite para refletir sobre a potência e as possibilidades da fotografia pinhole no desenvolvimento de processos educativos e criativos, a partir de relatos sobre estudos e práticas.
AVINTURA VINHOS FINOS – Endereço: Rua Carlos Gomes,138, loja 8 (Térreo do Edifício José Peixoto da Costa), entre Campos Salles e Frutuoso Guimarães, contato: (91)98161.0144 . Contato: (91)98161-0144 + @avinturavinhosfinos
10h – Degustação de espumantes
12h – Almoço: Vinho e massa
Parceria: Deliciarte por Marília Guedes
15h – Degustação de Vinhos Circular
17h30 – Apresentação Musical: Casal Avintura e Convidados
Observação: valores especiais para o dia do Circular
CAS’AMAZONIA BRASIL – Endereço: Travessa Campos Salles, 752. Contato: (91)9 9275-9389. Horário: 9h30 às 17h.
9h às 10h – Aula de yoga com Tunga Vidya
9h30 às 17h – Cozinha convidada (a definir)
10h às 17h – Suíte Térrea 09 (Zana Moura)
10h às 17h – Sala de estar (Da Tribu, Naisha Cardoso, Kaipora, Isabela Sales e Simone Ribeiro)
10h às 17h – Hall de entrada (Chuva de Cor)
10h30 às 17h – Salão Galeria (Saci, Tita Padilha, Fabrika de Bonecos, Ciclo, Cacauaré, Nossa Padoca e Amazon Rain
11h às 12h – Visita guiada com Jô Alves e Fernanda Stefani
CASA IGÁ – Cozinha, Estúdio e Design. Endereço: Tv Frei Gil de Vila Nova 215. Contato: 91 98417. 4209. Das 11h30 às 16h.
Um dos motivos do Igá é o patrimônio histórico-cultural, ocupando uma Casa de 1902. O restaurante reúne cozinha e design no porão.
Os alimentos, projetos e objetos vêm de lugares e fazeres experimentados com partilhas, trocas e pequenas passagens pelo caminho!
CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL DO PARÁ – CCJE , Endereço: Rua João Diogo, 254, Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros), Contatos: 3346-8018/8521. Horário de funcionamento: 9h às 13h.
9h Exposição: 40 Anos Batendo na Cor – Retrospectiva de carreira do artista plástico, escultor, produtor cultural, arte-educador, restaurador e artista visual paraense Marcelo Lobato.
10h às 13h Oficina: Atelier Livre de Carimbó e Estamparia em Papel
CIRCUITINHO – NA CAMPINA – Nesta edição, saída da Av. da Paz, ao lado do Bar do Parque.
8h30 – Concentração em frente ao Theatro da Paz
9h- Saída
Percurso: Av. Presidente Vargas, Rua General Gurjão, Tv Frutuoso Guimarães, Aristides Lobo e Tv Padre Prudêncio.
1ª parada: Espaço cultural do Banco da Amazônia para visitar a exposição (Re) Enquadrar do artista visual Johnatan Ryder.
2ª parada na Kamara Kó Galeria para homenagens a idealizadora do Projeto Circular, Makiko Akao.
3ª parada Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos -Encerramento com uma Ciranda em frente a Igreja
Equipe
Otânia Freire (Psicóloga, cantora e atriz)
Magaly Caldas (Professora de Geografia)
Leilane Monteiro (Professora intérprete de LIBRAS)
Juan Cabral (Pedagogo e produtor cultural)
CIRCULAR APRESENTA – Av. Presidente Vargas, com a Carlos Gomes – Em frente ao Banco da Amazônia – 10h às 12h.
10H DJ Jack Sainha
Paraense, nascida em Belém e criada no bairro da Terra Firme, a DJ Jack Sainha emprega em seus sets as vivências da periferia e as sonoridades amazônicas que embalam as festas populares da capital paraense.
Os sets da DJ valorizam a cultura amazônica e paraense, fazendo uma viagem nostálgica do passado ao presente.
O passeio sonoro também inclui brasilidades e afrobrasilidades.
ESPAÇO CULTURAL BANCO DA AMAZÔNIA – BASA. Endereço: Presidente Vargas, nº 800. 9h às 13h.
Exposição “(Re) Enquadrar”, do artista plástico Johnatan Ryder.
A destreza de seus traços finos, embora sutis, revela uma narrativa visual marcante, muitas vezes com uma finalidade subliminar de destacar as disparidades sociais.
Inspirado pelos estilos Line-Art e hachura, Ryder adota uma abordagem realista e acadêmica, revelando uma ação pictórica que integra e seduz os sentidos. Curadoria de Milene Coutinho Lourenço da Costa
As obras ganham vida, convidando o público a uma imersão sensorial única, onde interação e vivência se entrelaçam, explorando as diversas facetas do cotidiano paraense.
9h Lançamento do catálogo da exposição –
10h Roda de Conversa
KAMARA KÓ GALERIA – Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães , 611. Contato: 91.98190 7084. Horário de funcionamento: 10h às 17h.
Mini oficina de iniciação de “Tataki Zomé”, uma técnica de impressão japonesa muito antiga que consiste na transferência direta de pigmentos vegetais para meios absorventes como tecidos e alguns tipos de papéis.
Publico: crianças acompanhadas de responsáveis, jovens e adultos e demais interessados
Horário:
Turma 1 – 11 às 12h30
Turma 2 – 13 às 14h30
Mostra de fotografias – Série Downloading – Chikaoka 7.3.4, um novo recorte curatorial do acervo de obras produzidas pelo fotógrafo ao longo da sua carreira.
MERCADO DE CARNE (mercado de Ferro) – Complexo cultural Ver-o-Peso. Das 10h às 15h30.
Ramon Rivera + Palhaça Azeda
+ DJ me gusta + Andreya Vargas + Sobany alafã
+ Carimbó selvagem + Cerimônias
+ Rafael azevedo + DJ Jack sainha
Atividade feita em parceria com a ONG Arte pela vida e Casa rua.
PURÃO VEGANO – Restaurante – Tv. Padre Prudêncio, 166. Horário de funcionamento: 11h às 15h. Contato: (91) 981824147.
Almoço 100% vegano – Sobremesas, sucos naturais, sodas e cerveja gelada.
ROTEIRO GEO- TURÍSTICO DA UFPA (Ver-o- Peso) – Contato: (91) 91 98831.1480.
8h30 – Saída do hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas – Portão da Avenida Boulevard Castilho França, ao Lado do Ver-O-Peso.
Em homenagem ao Aniversário do Ver-o-Peso – 397 anos
Informações pelo e-mail: mariagg29@gmail.com
Observações importantes:
Ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves;
O roteiro será realizado mesmo com chuva, recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.
TAPI-ÓKA – Tv Frei Gil de Vila Nova, 223 (entre Manoel Barata e O de Almeida) – Horário de funcionamento: 8h às 16h.
O que você pode esperar:
Apresentação do Novo Cardápio: Descubra 3 novas tapiocas e 2 novos sabores de cuscuz, todos preparados com ingredientes frescos e inspiração amazônica.
Menu Degustação: Experimente uma variedade de sabores com nosso menu degustação, incluindo 6 tapiocas pequenas para saborear todos os tipos de Tapi-ókas da casa, nossas receitas exclusivas.
Degustação Gratuita da Tapi-óka “Égua da Pupunha
BAIRRO DA CIDADE VELHA
AMAZÔNIA ARTESANAL – Endereço: Rua Dr. Malcher, 25. Ao lado da igreja da Sé. Cidade Velha. Das 10h às 16h – Contato: (91) 981824147 + @amazonia.artesanal
9h às 16h – Loja aberta com vendas produtos autorais, conservas regionais, geléias, doces, licores, salgados, bolos com sabores da Amazônia, cerveja gelada o dia todo, drinks, produtos para café, e muito mais. Ambiente refrigerado, aconchegante e carimbó pra gente ser mais feliz.
ATELIÊ JUPATI – Endereço: Ladeira do Beco do Carmo (Bar do Sr. Bené) – 10 às 16h. Contato (91)98916.0763
10h às 16h – Exposição “Olhares dos Povos Indígenas” com os fotógrafos Maycon Nunes, Renato das Neves e Ursula Bahia (curadoria).
10h às 16h – Feirinha Criativa com artesãs diversas;
10h às 12h – Bate-Papo com a Indígenas e Conselheira Estadual de Cultura Kauacy Wajãpi, com o tema: Emancipação Paredista – Direito e Reparação Histórica.
12h às 15h – Almoço e Bebidas com o Bar do Sr. Bené
BAR E RESTAURANTE NOSSO RECANTO – Endereço: Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha. Contato: (91)98166-9812.
Comidinhas, petiscos e toda a praça para te abrigar!
CASA APOENA – Rua São Boaventura – Das 12h às 20h.
12h Almoço Apoena
12h às 18h Feirinha Criativa
13h Adilson Alcântara e João Paulo Pires
16h Zimba da Capital
19h Castanha e Banda
Entrada Franca
CASA SOMA CULTURAL – Endereço: Rua Capitão Pedro Albuquerque, 395- Contato: (91) 999273-3894.
CASA FORNO ESPAÇO CULTURAL – End. Rua Ângelo Custódio. Das 9h às 20h. Contato: 91 99309-4665.
Momento perfeito para vivenciar o evento “Yves San Row’ake (Vem pra junto de mim) com Kwarahy Tenetehar Xypew “, integrando a quinquagésima edição do ‘Circular Campina-Cidade Velha’.
10h Jornada de Vida e cultura do povo Tenetehar Conexão e Reflexão através da vivência “O indígena está na cidade ou a cidade está em terra indígena?”
12h DJ Seu Edvaldo – Viagem musical pela Amazônia
14h Cleison Monteiro no violão
15h Iris da Selva e Pássaros Urbanos
16h Reiner
17h Carimbó Selvagem
19h Projeto Pi.Vô, que prepara uma performance eletrizante com Pio Lobato, Vovô Batera e a participação especial de Raffa Augusto, explorando os mais diversos ritmos paraenses.
Além da Música, a Casa Forno Espaço Cultural contará com deliciosas opções de pizzas artesanais, artesanatos, pintura corporal indígena, estande de papelaria, entre outros.
CANTO DO ZÉ PETISCARIA – Endereço: Travessa de Breves,139, contato: (91)9.8227.0612.
CELESTE (RESTAURANTE) – Endereço: Rua Padre Champagnat, 302 (em frente a praça Frei Caetano Brandão), contato: (11)98359.5254
Em abril o primeiro restaurante de cozinha autoral da chef Esther Serruya Weyl abre às portas na cidade velha, na rua Padre Champagnat 302, em soft opening.
O restaurante tem foco em ingredientes locais com pratos pequenos para dividir, em especial as entradas, para que os clientes possam degustar mais receitas.
COLETIVO APARELHO – Endereço: Mercado Porto do sal, R. São Boaventura – Contato: 91.98306.4090.
10h – Contação de História “escola para passarinhos“com Cleber Cajun
11:30 – Lanche Colaborativo
12h – O Mercado do Choro
14h – Dj Baldada
16h Pandeiro Livre
CORREDOR GUAYMIABA: End. Rua Félix Roque (entre Dr. Assis e Dr. Malcher). Contato: 91 98258.7361 – 9h às 16h.
Palhaça Tininha e Palhaço Rubervaldo
Show de artistas Chão de Tupinambá – Espaço compartilhado e liderado por Tereza de Colares
Flash Tatto – Tassia Brito
Lanches, sucos – coletivo @brotosdochao
ESPAÇO GASTRONÔMICO PIMENTA NA CUIA – Endereço: Rua Rodrigues do Santos, contato: (91) 98296.7878.
FACULDADE DE ARQUITETURA DA UFPA – “Observação Arquitetônica no Centro Histórico”.
8h30 – Saída do Forte do Presépio
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ – IHGP: Endereço: Rua D’Aveiro Cidade-irmã, nº 62 – (Antiga Thomázia Perdigão) Em frente a Praça Dom Pedro II
Exposição Águas Turvas: Paisagens Insurgentes da Adesão de 1823 – uma realização da Cátedra João Lúcio de Azevedo, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará-IHGP.
Galeria Imperial – Foi ressignificada com o nome de Galeria Imperial. Neste local estão expostas telas e outras peças do acervo do IHGP.
LE BISTROT AÇAÍ – Endereço: Travessa Marquês de Pombal 44, Feira do Açaí. 11h às 20h.
11h00 abertura do casarão
12h00 Almoço Mebu Belém 408 anos de sabores (somente com reserva )
Vários expositores
Música ao vinho
Vinho em taça
Ostras de Pereru de Fátima (são Caetano de Odivelas Pa)
Fotovaral Cozinha de Mercado
Projeto expositivo: Combu Filmes da Amazônia
Fotografia: Betânia B.
18h30 música ao vivo com Alba Mariah e grupo (couvert musical R$15 totalmente revertido para os músicos).
MABE – Museu de Arte de Belém – Palácio Antonio Lemos – Praça D. Pedro II. Das 9h30 às 16h30.
Coreografias do impossível – Mostra da 35ª Bienal de Arte de São Paulo – Salas Antonieta Santos Feio e Theodoro Braga.
Visita ao Palácio Antônio Lemos – Exposições permanentes
Entrada gratuita.
RESTAURANTE DO RUBÃO- Endereço: Trav. Gurupá, 312. Das 9h às 17h. Contato: (91) 98083.8303.
Comidinhas deliciosas – Mariscos, carnes, peixes e frango.
SIMM – Sistema Integrado de Museus – Complexo Feliz Lusitânia
Museu de Arte Sacra – Exposição permanente do acervo de mais de 400 peças, que inclui pinturas, imaginárias e objetos sacros datados dos séculos XVII ao XX.
Galeria Fidanza – Exposição “Benedicto Monteiro: 100 anos”.
Museu do Círio – Exposição permanente do acervo de aproximadamente 2.000 peças, divididas em 11 coleções.
Forte do Castelo – Exposição permanente do acervo que inclui artefatos líticos e cerâmicos pré-históricos, cultura material proveniente das escavações, artefatos e iconografias de grupos indígenas contemporâneos.
Casa das 11 Janelas – Exposição “Retrospectiva Eder Santos”.
Mhep – Exposição “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos” – Os bancos indígenas da Coleção BEĨ estão expostos pela primeira vez em Belém. As 142 peças apresentadas foram esculpidas por artistas de 40 etnias que habitam o Território Indígena do Xingu e da Amazônia brasileira. A mostra também apresenta registros – imagens e vídeos, do fotógrafo Rafael Costa.
Museu da Navegação (Estação das Docas) – Exposição permanente do acervo. Dentre os recortes abordados na exposição, um deles trata da história das tipologias de embarcações e o saber fazer regional – canoas, remos, redes de pescar.
Gemas (Praça Amazonas) – Exposição permanente do acervo que trata da arte de adornar, os ritos, a confecção de indumentárias e de outros instrumentos ligados às tecnologias dos grupos originários da Amazônia.
Palacete Faciola – Mis e DPHC
Exposição de curta duração da Maquete do Fórum Landi no salão principal e a exposição dos equipamentos de audiovisual no salão menor.
USKBELÉM – Desde às 8h da manhã, os urban sketchers estarão se reunindo em frente ao Solar Barão de Guajará praticar o desenho de observação in loco, o encontro é aberto e não precisa de inscrição, basta levar seu próprio material de desenho.
9h – Solar abre as portas para visitação
10h – Sessões de desenho continuam na área interna do lugar.
BAIRRO DO REDUTO
ANTONIETA HOSTEL, CAFÉ e BISTRÔ – Endereço – Avenida Governador José Malcher, 592 Nazaré – Contato: 91 98258.0380
ESPAÇO VEM – Endereço: Rua Ó de Almeida, 1083 (Entre Rui Barbosa e Benjamin). Das 10h às 18h. Contato: @espacovem
10h às 18h – A casa abre as portas esse domingão com Loja autoral, uma deliciosa feijoada + caipirinha + doces e salgados da Com feito da Amazônia. Chopp Pilsen Flor de Lúpulo o dia inteiro na casinha.
14h – Set Dj Me Gusta com o melhor da música paraense
15h DJ Me Gusta com o melhor da música paraense e brasilidades.
MEMORIAL DOS POVOS – Av. Gov. José Malcher, 257 – Prox. Dr. Moraes.
9h às 13h – Sala Vicente Salles – Bora Garimpar – Encontro de Brechós
9h às 13h – Museu Casa Francisco Bolonha – Visitas Guiadas
VILA PRANA – Endereço: Rua vinte e oito de setembro 913, esquina com travessa Rui Barbosa- Contato: (91)9 9808.0180
11h às 15h – Bressanim cozinha – altos
9h às 12h Prana tropical – Loja aberta
9h às 15h Bem-cafeinado – Loja aberta – Cafés do Bem
Convidados especiais:
9h às 15h – Delícias da Amazon Deli + Livraria do Solar do Leitor
10h às 12h – Oficina de aquarela em ladrilhos com Beatriz Maneschy da Igapó ladrilhos
9h às 10h – Roda de conversa sobre o livro De Almas e Águas Cunhã, com a presença da escritora e Márcia Wayna Kambeba.
9h às 10h – Lançamento do projeto colaborativo Café, Arte e Literatura