Este aconchegante apartamento em um prédio dos anos 1960, na cidade do Porto, em Portugal, foi completamente reformado pela arquiteta paraense Rosário Lima. Apesar das áreas reduzidas, é muito funcional, confortável e com clima retrô cheio de charme. O imóvel fica na região chamada União de Freguesias do Centro Histórico. Essa união de bairros tem ganhado uma nova dinâmica econômica, fruto da reabilitação urbana, da instalação de novos negócios, do regresso de antigos moradores e da chegada de novos habitantes ao centro do Porto.
Os proprietários brasileiros optaram pela reforma de um apartamento antigo, em vez de comprar um novo, em função da localização central, da ampla oferta de transportes públicos e serviços essenciais em seu entorno, bem como pela proximidade das áreas mais turísticas do Porto, pois se dividem entre estadas no Brasil e em Portugal. Assim, quando a família não está ocupando o imóvel, aluga no Airbnb.
VEJA MAIS
- Mansão do filme ‘O Poderoso Chefão’ pode ser alugada no Airbnb
- Cobertura: apartamento dos sonhos com conforto e contato com a natureza
- Casa luxuosa em Belém de 450 metros quadrados é totalmente reformada
Os 99m², apresentavam a típica conformação da arquitetura predial portuguesa dessa época, de demasiada compartimentação e ambientes escuros e mal iluminados. A reforma concebeu a demolição da parede divisória entre o hall de entrada e a sala de estar/jantar, aumentando a área e trazendo iluminação e ventilação diretas ao ambiente agora único. Também foi excluída a parede de separação entre a sala de estar/jantar e a cozinha, criando um balcão de refeições entre os dois ambientes, que agora têm suas áreas somadas, proporcionando sensação de amplitude. Foi recuada ainda a parede de separação entre o hall e a circulação de serviço, trazendo regularidade à largura da sala.
Sala com piso em parquet de madeira azinheira original
Na sala, foi mantido o piso em parquet de madeira azinheira original e criado balcão em madeira carvalho com tampo em granito, de separação da cozinha. Aparador vitrine, máquina de costura, chapeleira, espelhos, pratos, pôsteres, azulejos e gravuras antigos foram garimpados em feiras de antiguidades e lojas solidárias do Porto. As paredes ganharam fotografias de Octavio Cardoso, gravuras de Mário Barata e serigrafias de Antar Rohit. A varanda, incorporada ao ambiente da sala, teve as paredes pintadas na cor terracota, para destaque visual do restante do ambiente.
Cozinha com azulejos
Na cozinha foi substituído o piso em lajota cerâmica por ladrilhos hidráulicos decorados com motivos geométricos em preto, cinza e branco. O revestimento da cozinha, originalmente em azulejos brancos, foi substituído por cerâmica tipo metrô, na cor branca, entre os armários inferiores e superiores. Para os armários, foi escolhido o modelo Bodbyn, na cor cinza, para finalizar o clima retrô pretendido para o ambiente.
Clima retrô no lavabo e nos banheiros
No lavabo localizado junto à cozinha foram substituídos o piso em lajotas cerâmicas existente por ladrilhos hidráulicos decorados com motivos geométricos em preto, cinza e branco e o revestimento de parede em azulejos brancos, por cerâmicas tipo metrô, na cor branca, a meia altura. Acima, pintura terracota, atribuindo dramaticidade ao ambiente.
Estilo característico de quartos de apartamento de 1960 em Portugal
Nos quartos e suíte, foi mantido o piso em parquet de madeira azinheira original. As fotografias são de Octavio Cardoso, as gravuras de Antar Rohit e a tela de Mistral. Os banheiros tiveram o piso revestido em ladrilhos hidráulicos decorados com motivos geométricos em preto, cinza e branco e o revestimento de parede original, em azulejos decorados, substituídos por cerâmica tipo metrô, na cor branca. Espelho, azulejo e gravuras antigas foram garimpados em feiras de antiguidades e lojas solidárias do Porto. As fotografias são de Rosário Lima.
Localização em Porto, Portugal
O prédio se localiza a 50 metros da Praça do Marquês de Pombal, antigo Largo da Aguardente, ajardinado em 1898, em estilo Romântico. Com densa arborização, seus recantos sombreados, plenos de frescor proporcionado por um chafariz, são muito procurados nos dias de calor, bem como se tornaram ponto de encontro de aposentados. Desde 2006 a praça abriga, no subterrâneo, uma estação da Linha D do Metro do Porto, a Estação Marquês. No entorno da praça, permanecem antigos palacetes, tradicionais confeitarias e cafés, restaurantes e todo tipo de serviço. Uma área cheia de charme. Saindo da praça, à pé, em 15 minutos se chega à baixa do Porto, com seus interessantes pontos turísticos e belas vistas do Rio Douro.
_____________
CONTATOS
Escritório Chaves & Rosário Arquitetura:
+55 (91) 981787037 (Belém/Pará) / +351 936622780 (Porto/Portugal)
chaveserosarioarquitetura.com.
@chaves.e.rosario.arquitetura
Leia esta matéria folheando a revista na versão digital
Fotos: Octávio Cardoso
Texto: Luiz Cláudio Fernandes