Criar um ambiente que proporcionasse aos clientes uma vivência de compras prazerosa. Esse foi o principal objetivo do escritório Linda Schweidzon Arquitetos ao realizar este projeto para uma tradicional rede de comércio varejista de grande porte do Estado do Pará. Esta é a quinta loja de hipermercado projetada para o grupo.
Fotos: Bernard Cunha.
Texto: Luiz Cláudio Fernandes.
Ocupando um terreno de 15.482,51m², a edificação possui 46.705,20m² de área construída, distribuídos em três pisos principais. O pavimento térreo abriga estacionamento para mais de 500 veículos, 100 motos e bicicletário, uma ampla área de vendas para hipermercado e magazine no primeiro piso e home center no segundo piso, além das áreas de apoio, depósitos, vestiário e descanso para funcionários, área administrativa, área técnica, áreas de preparo e câmaras frias Eletrofrio. Essa empresa está presente na grande maioria das lojas do grupo por meio de sua representante local, a Ronald Máquinas.
A circulação vertical se dá por meio de escadas e esteiras rolantes, elevadores, além das escadas protegidas. O salão de vendas, mesmo tendo grandes dimensões, transmite uma boa sensação espacial, obtida por meio do pé direito com mais de sete metros de altura e uma base neutra, com piso em granito para área de vendas no primeiro piso e porcelanato Portobello Shop para o segundo piso. Ele contrasta com o mobiliário e balcões refrigerados Eletrofrio na cor preta, que são pano de fundo para os diversos rótulos das mercadorias expostas, além de detalhes em vinílicos Tarkett com textura de madeira e cimento queimado, trazendo grande conforto visual, além de revestimentos color mind.
A iluminação recebeu atenção especial. Com projeto de Rodrigo Monte, possui sistema de iluminação que permite ajustar o fluxo luminoso por equipamento. Foram utilizadas luminárias Philips Coraline 103w – 4000k – 14.500Lm. A escolha do equipamento foi definida em função do pé direito alto, pois ele possui um alcance bem definido, com um IRC (Índice de produção da cor) acima de 80, valorizando ainda mais os produtos expostos.
Ocupando uma quadra inteira, a edificação de arquitetura contemporânea possui formas e linhas retas, em função dos recuos mínimos solicitados pelo cliente. O projeto apostou em volumes verticais de alturas diversas, com texturas e cores diferentes para quebrar a horizontalidade das grandes dimensões das fachadas da edificação, modernizando, porém, mantendo a identidade do empreendimento. A solução proporcionou boa viabilidade econômica, além de deixar a fachada leve e limpa compondo com cortina de vidro laminado refletivo, criando um conjunto harmônico de formas e cores.
Leia esta matéria folheando a versão digital
________________
CONTATOS
Linda Schweidzon Arquitetos
(91) 98853-0413
Av Magalhães Barata, 695, Belém
@lindaschweidzonarq
Ronald Máquinas – Eletrofrio
(91) 3344-5100 / 98814-5606
Av. Senador Lemos, 3400