Esta casa de praia de 1.000 m², imponente e de frente pro mar, projetada pela arquiteta Melania Monteiro, tem duas frentes. Uma principal, com entrada pelo condomínio Farol Velho, em Salinópolis (PA), e outra secundária, que mais parece ser principal, por ser de frente para o mar, com acesso pela praia do Farol Velho.
Por ser uma casa de praia, o ponto de partida foi a escolha de materiais que trouxessem uma sensação de aconchego e relaxamento. “As formas e proporções da natureza me influenciam. Madeira, pedras, elementos naturais e uma paleta terrosa seguem essa direção. Aberta à paisagem e à integração da família, esta residência no litoral paraense busca a luz solar, a brisa e o clima de relax total”, explica Melania.
“Gosto de integrar o interior ao cenário externo. Os ambientes são uma continuidade da paisagem que me inspira”
Melania Monteiro
A parede da sala de estar traz painéis de madeira de demolição que foram do telhado da antiga fábrica da família, inserindo no projeto materiais naturais em estado rústico e com memória afetiva. “Fluidez e integração de espaços interiores e externos se fundem com transparência, leveza, luz e sombra”, explica Melania.
O jardim ao redor da casa tem assinatura de Margareth Maroto Paisagismo, que tem uma obra moderna, com jardins tropicais e vegetação nativa, que dão origem a um visual fluido repleto de texturas. “O ponto principal dos jardins que criamos é a sinergia entre as espécies vegetais, o entorno e as necessidades do cliente”, explica Melania.
Local ideal para desfrutar bons momentos, a piscina revestida de pedras naturais Hijau, da Palimanan, cria uma visão relaxante para os moradores.
Com vista para o mar, a sala de jantar recebeu adornos da Home Negrão Store.
Casa de praia: imponente e de frente pro mar, por Melania Monteiro
A casa foi concebida para o casal receber família e amigos à beira-mar e exigia praticidade, conforto e escolhas resistentes à maresia. A vista para o mar é uma espécie de quadro que circunda e ornamenta o living.