Casa nova: proporcionar uma experiência com todos os sentidos vitais: tato, olfato, paladar, audição e visão. Essa é a ousada proposta dos arquitetos Mateus Passaglia e Nabila Feijó em seu mais novo projeto residencial, um studio localizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
O desafio era unir diferentes estilos, com foco no equilíbrio entre a sensibilidade e a otimização para o dia a dia, combinando elementos clássicos e modernos que fizessem jus à personalidade do espaço.
VEJA MAIS
- Arquiteta cria clima retrô em reforma de apartamento de 1960 em Portugal
- Casa luxuosa em Belém de 450 metros quadrados é totalmente reformada
- Conheça detalhes da arquitetura do Theatro da Paz em Belém
Casa nova: projeto utiliza revestimento em homenagem a Oscar Niemeyer
Para harmonizar com os objetos de cores vivas do ambiente, o principal revestimento utilizado foi o da linha Ibirapuera da Villagres, criado em homenagem a Oscar Niemeyer, remetendo ao modernismo e à beleza da simplicidade. E para dar a sensação de profundidade, o produto foi utilizado no piso e na parede, proporcionando leveza ao recinto através de sua textura, cor e tamanho.
Em contraposição à proposta clássica, os profissionais escolheram o Travertino Titanium – uma variedade de travertino extraída no Irã e na Turquia – com tonalidade que varia do cinza profundo ao claro e leves toques de marrom, ideal para compor ambientes com design moderno, combinando perfeitamente com materiais industriais, como aço e concreto.
A fachada foi composta com o Capela Villagres, de tom cinza claro, também criado em homenagem a Niemeyer, proporcionando um ambiente neutro, com destaques para as curvas e a valorização poética de elementos simples. “O estilo ultra eclético, com iluminação intimista e formas sinuosas, tornam o recinto confortável, funcional e bem aproveitado”, pontua Nabila.
A arquitetura ressalta que é uma tendência entre os consumidores a preferência pela simplicidade com elegância. “As estéticas mais naturais, sem brilho, como o amadeirado, o marmorizado e o cimento queimado vieram para ficar. Hoje, além de todo o requinte, as pessoas buscam funcionalidade e praticidade na hora da limpeza. Brinco que oferecer todo este conjunto é um dos desafios da arquitetura atual”, finaliza Nabila.