Antes de se tornar arquiteta, Andrea Riccio já era artista. Ela pinta desde os 13 anos de idade, quando ganhou seu primeiro cavalete, e começou como autodidata, mas, com o passar do tempo, fez cursos. Se formou em em Arquitetura e Urbanismo em 1992 e, nesse mesmo ano, foi estudar pintura em Florença, Itália, na Scuola Lorenzo dei Medice.
“Estudei Arquitetura inicialmente por considerar a profissão mais próxima das artes, já que não havia, na época, faculdade de Artes Plásticas em Belém”, conta Andrea. Ela diz que já pintou quadros realistas e gosta muito, mas a liberdade criativa que encontra na abstração a faz sentir criadora de algo novo. “Mexe com os instintos e com os sentimentos no momento”, avalia. Cada obra é concluída em cerca de três dias.
Depois do sucesso de uma exposição em Belém em abril deste ano, ela virá agora com o espaço “Sala da Artista” na Mostra Morar Mais 2018, no Rio de Janeiro. No evento ela combina seu trabalho como arquiteta com o de artista plástica, pois no espaço terão várias obras suas expostas.
Andrea avalia que o mercado das Artes é crescente e segue o ritmo do mercado da Arquitetura e do Design de Interiores na vida do brasileiro. “Com mais possibilidades de estar em contato com a arquitetura, o design e as artes, as pessoas começam a ambicionar o consumo das artes, pois só se deseja o que se conhece”, diz.
Ela diz que a sua formação de arquiteta complementa sua veia artística e vice-versa. “É muito interessante como as duas vertentes se influenciam e se completam. Muitas vezes, me pedem para fazer quadros especialmente para um determinado local e, nesse momento, a arquiteta interfere e dialoga com a artista plástica pra trazer uma boa harmonia entre o ambiente e a arte”, explica.
Carreira
Andrea Riccio fez cursos de pintura no Eav-Parque Laje no Rio de Janeiro e residiu cinco anos na Itália, onde atuou como arquiteta no escritório Oreste Norcia e na empresa de Móveis e Design La Casa di Gretter. Ao retornar a Belém, montou o escritório de arquitetura A+Arquitetura em parceria com Ana Claudia Peres e participou de várias mostras, como Casa Cor 2011, Casa Cor 2013 e Casa Cor 2014. Também participou de mostras coletivas de arte.
Fotos: Andrea Riccio/ Arquivo pessoal
Texto: Luiz Cláudio Fernandes