Endereço: Av. Gentil Bitencourt – Nazaré, Belém.
Telefone: (91) 3202-4300
Site: www.fcptn.pa.gov.br
O lugar: Um território ímpar para o melhor da cultura paraense. Toda região precisa de um território no qual o melhor de sua arte possa ficar resguardado. Um espaço aberto ao acesso dos mais variados grupos e gerações. Um lugar que proteja preciosidades artísticas para o bem do tempo e da memória. Os paraenses têm a sua disposição um território assim.
A Fundação Cultural do Estado do Pará – FCP, ou simplesmente Centur, como ficou conhecido, é o maior centro de debates e manifestações culturais do Norte do país. É um espaço multifuncional com auditório, salas para cursos, teatro, cinema, biblioteca pública, galeria de arte e fonoteca, destinada a montagem de feiras, exposições, shows e festivais folclóricos. Possui estacionamento, restaurante, posto bancário, serviço de reprografia.
A FCP atua para possibilitar o acesso à produção, circulação e intercâmbio de bens culturais de forma democrática e descentralizada, bem como se empenha em salvaguardar obras de interesse fundamental para a preservação da memória cultural paraense e brasileira. O Centur é o único órgão de cultura do Estado que trabalha com todas as linguagens artísticas: teatro, dança, música, artes plásticas, livro e leitura, dentro outras.
A história da FCP conta páginas, partituras e pautas de plena de dedicação a proteção da História Cultural Paraense. Instituída pelo Decreto N°4437, de 20 de agosto de 1986 e modificada pela Lei N°6576, de 3 de setembro de 2003, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, um dos órgãos públicos estaduais responsáveis pela difusão e promoção de expressões artísticas e literárias do Estado do Pará, foi criada para suprir lacunas na área de promoção da cultura e mantém interação direta com escritores e artistas, armazenando, preservando e disseminando informações impressas, orais e audiovisuais, proporcionando o acesso à cultura e a informação, respeitando e garantindo as diversas manifestações existentes em cada rincão do Pará, com programas executados por seus setores especializados. A FCP Criada em 06 de janeiro de 2015 de acordo com a Lei 8.096 de 1º de Janeiro de 2015, altera a nomenclatura FCPTN para FCP.
A Biblioteca Pública Arthur Vianna, criada há mais de 140 anos, antes anexada ao Arquivo Público, em 1986 passou a fazer parte do conjunto da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, que mantém ainda o Cine-Teatros Líbero Luxardo; o Teatro Margarida Schivasappa; o Espaço de Eventos Ismael Nery; com salas de apoio; o Hall Ernesto Cruz e Praças do Povo e do Artista para realização de Eventos; a Galeria de Artes Theodoro Braga; a Fonoteca Satyro de Melo e espaços para manifestações artísticas. Todos esses espaços do Centur ganharam nomes de grandes mestres da cultura paraense. Artistas que revolucionaram seus setores de atuação. Um modo de batizar e homenagear de modo concreto e atemporal o talento que nasce e sempre se renova no Pará.
Funcionamento: Diariamente.
Acesso: Livre.