Anualmente, a Shutterstock divulga um relatório baseado nas pesquisas feitas em seu banco de imagens mostrando as principais tendências de cores. É feito um levantamento das cores que apareceram mais no último ano e que foram mais exibidas em buscas e downloads de imagens. Ao observar os dados do código hexadecimal em cada pixel, é possível saber quais matizes vão dominar as próximas estações.
Confira as tendências de 2021:
1. Champanhe Veleiro
Depois de um ano de mudanças radicais, todos nós gostaríamos de embarcar para longe de tudo isso. Com essa sensação suave e orgânica, Champanhe Veleiro é uma tela em branco natural e de fuga.
A cor Champanhe Veleiro (#FAEBD7) tem um matiz natural que pode ser usado em qualquer esquema, principalmente em paletas de cores em tom de terra, marrom, taupe e verde. Se você olhar de perto, perceberá que a cor Champanhe Veleiro possui um tom suave e esbranquiçado de laranja. O brilho de sua cor primária faz com que ela seja um complemento para esquemas em tons de azul: exatamente como um veleiro em mar aberto. Experimente misturá-la com um clássico azul bebê ou azul-petróleo oceânico, bem como nossa cor Verde Maré deste ano. Como um laranja pastel, a cor Champanhe Veleiro também se encaixa em qualquer paleta de cores pastéis. Dê um tratamento moderno para as cores claras com um gradiente brilhante e holográfico de suas cores análogas: cor-de-rosa e verde limão suave.
2. Dourado Fortuna
Fortuna é a deusa romana da sorte. Talvez você a conheça como Lady Luck. Este dourado quente e profundo é a cor dela, que representa acontecimentos fortuitos e boas coincidências. Como a luz do sol na “hora dourada” ou as folhas de outono revestindo as ruas da cidade, é possível encontrar esse amarelo magnífico em breves e brilhantes momentos de felicidade da vida.
Dourado Fortuna (#DAA520) é um tom escuro e suntuoso de amarelo. Seu espectro contém variações de ouro, de tons pastéis brilhantes ao castanho dourado escuro e quase metálico. O complemento direto do Dourado Fortuna é o azul cerúleo, criando uma paleta atraente que remete a campos de trigo e a um céu azul profundo. Para uma paleta de cores mais suaves, experimente misturar o Dourado Fortuna com o Champanhe Veleiro e outros tons de terra, como terracota ou ocre. No fundo, este dourado é dramático e gosta de se misturar com outras cores intensas. Crie uma paleta impressionante unindo tons de âmbar e misture o Dourado Fortuna com outros tons de joias, como roxo ametista e verde turquesa.
3. Verde Maré
Assim como o pôr do sol, as mudanças de estações e a rotação da Terra, a baixa e a alta das marés do oceano são constantes. Verde Maré (#2F4F4F) é um lembrete de que a mudança é um presente. Este azul-petróleo profundo e fundido se apresenta em tons de azul e amarelo, destacando sua capacidade de mudança. Representando ao mesmo tempo a densa copa das árvores das florestas e um fluxo d’água escuro, a beleza da cor Verde Maré reside em sua natureza fluida.
A cor base da Verde Maré é o azul-petróleo, tornando este matiz um tom acinzentado de azul esverdeado. Com suas raízes nos espectros azul e verde, a cor Verde Maré apresenta uma série complexa de complementos. No círculo cromático, sua companhia direta é outra cor híbrida, o vermelho alaranjado. Essas cores combinam bem em esquemas supersaturados que imitam o azul esverdeado do oceano e os tons quentes de cores vistas em peixes e recifes de coral. A Verde Maré também funciona como um tom de cinza forte de caráter inconfundível. Use-a para realçar paletas mais claras e brilhantes com suas equivalentes triádicas, como lavanda ou um moderno verde sálvia.