Dia da Árvore: famílias estão buscando mais o verde dentro de casa. O mercado de paisagismo passa por um momento de maior popularização de serviços, principalmente pela disseminação de informações pelas redes sociais e pela busca de mais qualidade de vida por grande parcela da população, tanto na decisão de se alimentar de forma mais saudável e cultivar seu próprio alimento, quanto na busca de ter em casa ambientes mais sustentáveis, purificadores, verdes, saudáveis e planejados. A paisagista Nathália Haber, diretora do escritório NH Paisagismo, explica que os brasileiros começaram a ter mais educação financeira e planejam melhor seus investimentos, viabilizando, assim, a inclusão de um novo conceito de paisagem no “morar bem” e de empreendimentos sustentáveis.
Devido a rotina cada vez mais agitada, é essencial fazermos do nosso lar um lugar de aconchego e paz, mas sempre considerando limitação de espaço e a nossa rotina como elemento essencial para o zelo de elementos vivos. Por isso, elementos como o musgo, que não requer manutenção, ganham espaço cada vez mais nos projetos de paisagismo. Além disso, as hortas orgânicas também vêm se habituado no interior de casas e apartamentos, principalmente pela popularização da gastronomia.
VEJA MAIS
- Aprenda a fazer lagos artificiais
-
Prédio sustentável é lançado pela construtora Leal Moreira em Belém
Musgos são pequenas plantas que crescem em densos tufos, comuns em ambientes húmidos e sombrios.
Quase todos os prédios lançados há alguns anos costumam ter uma varanda gourmet ou uma sacada com espaço suficiente para cultivar horta ou vegetação hornamental. Os jardins verticais também são tendências que se consolidaram no mercado pela necessidade de compactação de elementos e o aproveitamento dos espaços. “Os clientes estão mais exigentes com o que consomem, inclusive visualmente. Fachadas de lojas, edifícios e restaurantes chamam a atenção e atraem clientes pela imagem de frescor, beleza e aconchego que transmitem”, explica Nathália.
De acordo com a paisagista, o norte de um projeto de paisagismo é sempre a harmonia, funcionalidade e a busca da realização de um sonho, a criação de um ambiente que tenha a personalidade do cliente. “Quando a demanda é projeto de paisagismo, buscamos atender com criatividade e excelência as expectativas dos clientes. Quando se trata de manutenções e execuções de jardins, priorizamos manejar com produtos naturais, sempre na linha do orgânico”, esclarece.
O escritório realiza serviços de manutenção de jardim, educação ambiental, além de projetos e execução de paisagismo e horta. “Prestamos consultoria em paisagismo e trabalhamos com paisagismo decorativo e temático para eventos. Confeccionamos brindes e produtos que são tendência como as kokedamas”, explica.
O escritório reúne um espaço convidativo para reunião com clientes, produção da equipe e depósito de materiais. Além de Nathália, a equipe é composta por jardineiros, estagiário de arquitetura e uma arquiteta. “Temos muitos parceiros especialistas como engenheiros estruturais, agrônomos, produtores orgânicos, especialistas em irrigação, construtoras, light designers, empresas e lojas diversas”, detalha.
Sustentabilidade na Casa Cor São Paulo
A Casa Cor São Paulo este ano mais uma vez destacou a sustentabilidade, trouxe o aspecto ambiental tanto nos tema quanto nos ambientes, com verde e elementos naturais. “Achei lindo ver plantas e árvores volumosas e espécies nativas da Amazônia presentes em diversos espaços, além de muitos elementos como as kokedamas, nossa queridinha. Nosso escritório ama e fabrica kokedamas, temos catálogo ilustrado”, avalia Nathália.
Ela participou da Casa Cor Pará, em 2015, com o tema “O Brasil por Dentro”, e trouxe à mostra vários elementos representativos do Brasil como a madeira, o grafismo, cores vivas, vegetações e água, em um ambiente intitulado “Casa Viva”. “Essa é a tendência, mais vida e objetividade nos ambientes”, destaca Nathália.
____________
Contatos
Nathália Haber Paisagismo
(91) 99254-9847
Texto: Luiz Cláudio Fernandes
Fotos: Walda Marques