Dia da pizza: saiba como como fazer a pizza com massa de açaí. Ela é diferente e deliciosa, uma boa dica para este domingo (10), dia em que é celebrado o Dia da Pizza.
A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Ao longo dos séculos ela foi ganhando sabores diferentes, entre doces e salgados, ganhando, inclusive, a variação com o famoso fruto amazônico de cor escura. A pizza de açaí leva o açaí na massa, jambu, catupiry de tucupi, camarão e mussarela de búfala.
VEJA MAIS
A Pizza Napoletana vai além da massa de longa fermentação e do molho de tomate pelatti. É uma arte, considerada patrimônio cultural imaterial da Unesco.
Como fazer pizza com massa de açaí:
– Rendimento de 6 pizzas de 30 cm
Ingredientes:
Massa:
- 1kg de farinha de trigo tipo 00 italiana
- 70g de açaí em pó
- 600 ml de água
- 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco
- 25g de sal
Recheio:
Para o Pesto
- 3 maços de jambu
- 100 gramas de castanha do Pará
- 250-400 ml de azeite de oliva extra virgem
- sal a gosto
- 600 gramas de Mussarela de Búfala
- 600 gramas de Camarão rosa descascado
Para o catupiry de tucupi
- 120ml de redução de tucupi
- 600 gramas de requeijão culinário
- 40 a 50 flores de jambu curtidas no Tucupi
Preparo da massa:
– Dissolva o fermento na água e misture o sal à farinha. Em seguida adicione a farinha à água, aos poucos, até que tudo fique homogêneo. Sove por 20 a 25 minutos. Deixe a massa descansar por 1h30 em temperatura ambiente.
– Depois, faça bolas com aproximadamente 290 gramas de massa pronta. As acondicione em temperatura de 3 a 4°C por no mínimo 48 horas. Retire da geladeira de 2 a 3 horas antes do preparo final
Preparo do pesto
Lave bem o jambu em água corrente e deixe secar. Em seguida o coloque em um processador, juntamente com a castanha do Pará e o azeite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
Preparo do Recheio
– Corte a mussarela em cubos e reserve. Limpe bem o camarão e salteie em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve. Ferva as flores de jambu por 2 minutos no Tucupi e reserve.
– Preparo do catupiry de tucupi
– Misture o tucupi ao requeijão culinário e reserve.
Como montar a pizza:
– Abra a massa, preferencialmente com as mãos, empurrando o ar da fermentação em direção às bordas. Adicione o pesto na base, cubra com mussarela de búfala e leve ao forno (convencional por 10 a 12 minutos na temperatura máxima) (napolitano – 90 segundos)
– Em seguida, disponha os camarões salteados, o catupiry de tucupi e finalize com as flores de jambu.
Pronto! Agora é só se deliciar.
Como surgiu a pizza?
A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Mas a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga.
Tudo começou há 6 mil anos, com uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles.
Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos (sempre eles), ao término da 2ª Guerra Mundial.
Qual a primeira pizzaria do mundo?
A Pizzeria Port’Alba, de Nápoles, foi a primeira pizzaria do mundo. Fundada em 1830, funciona até hoje. Ela fica localizada no centro histórico da cidade napolitana, na rua homônima, perto da Piazza Dante.