Endereço: Av. Almirante Barroso, Marco.
Telefone: (91) 3277-1112
Site: www.belem.pa.gov.br/semma/bosque
O lugar: Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras. Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica literalmente ‘preservado’ no coração da cidade. O espaço é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 10 mil árvores, distribuídas em mais de 300 espécies. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes. Abriga ainda 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semi-liberdade distribuídas na área de mata. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros.
Funcionamento: Terça-feira a domingo, de 8h às 17h. A venda de ingressos acontece de 8h às 16h. A partir das 17h não é permitido à permanência de visitantes nas dependências internas do Bosque. Às segundas-feiras o local é fechado para visitação, porém o expediente interno funciona normalmente, sendo realizada a manutenção e limpeza do espaço. O atendimento ao público da Biblioteca e da Brinquedoteca também acontece de terça-feira a domingo, de 8h às 16h.
Acesso: Entrada principal: Avenida Almirante Barroso, Nº 2305 (entre as Travessas Perebebuí e Travessa Lomas Valentina). Bairro: Marco. Entrada lateral: Travessa Perebebuí (entre as Avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana). R$ 2,00 – Somente em dinheiro. Crianças de 7 a 12 anos – R$ 1,00. Gratuidade para: crianças até seis anos, idosos a partir de 60 anos, estudantes da rede pública de ensino e professores em visitas escolares. Não tem estacionamento, mas é possível estacionar na Travessa Perebebui ou na Avenida Rômulo Maiorana.