Uma boa dica para inovar com o paisagismo, trazendo muita natureza para o cotidiano, é por meio dos lagos orgânicos, explica Edson Borges. Diferente dos lagos formais, com linhas retas e geométricas, os lagos orgânicos imitam os lagos presentes na natureza, ou seja, não passam a sensação visual de artificiais. Podem ser construídos tanto dentro de casa quanto nos jardins com o auxílio de um profissional da área, ou seja, um paisagista.
O lago orgânico projetado pela empresa Vitória Régia Lagos e Jardins foi construído com granitos rolados, o que trás um ar mais natural ao projeto. São rochas neutras, o que não interfere no processo de amadurecimento biológico do habitat. O lago possui uma grande diversidade de espécies como carpas, véus de noiva, ciclídeos africanos, comedores de algas e peixes algueiros, que ajudam a mantê-lo limpo. “Pela dimensão, esse lago já é considerado uma piscina orgânica. Ele tem um sistema de filtragem avançado, conta com filtros ultra violeta que deixam a água esterilizada”, explica Edson.
Devido o avanço da tecnologia, hoje esse tipo de projeto tem fácil manutenção e o serviço é oferecido pela Vitória Régia Lagos e Jardins. “É como a manutenção de uma piscina, em geral precisa fazer manutenção no filtro e trocar pedras, mas não é necessário trocar a água”, esclarece.
A execução do lago durou em torno de uma semana e do jardim da casa durou cerca de um mês. No jardim vertical (na parede) Edson usou plantas amazônicas, ou seja, vegetação mais resistente e tropical. “Fizemos um refúgio de orquídeas, pois a cliente queria muito um orquidário. Além disso, acrescentamos permerômia, jibóias, uma grande quantidade de samambaias e rendas portuguesas”, explica.
Ao longo do jardim encontra-se bogolôs, várias espécies de capins como o capim paulista, crino roxo, grama amendoim forrageiro, palmeiras rabo de raposa, entre outras espécies.
“O paisagismo pode ser adaptado em qualquer projeto arquitetônico e não é caro. Ajusta-se tanto à necessidade do projeto quanto ao valor que o cliente está disposto a investir. O paisagista trabalha em parceria com o arquiteto”.
Edson Borges.
Segundo ele, é indicada a manutenção periódica nos jardins com o auxílio de um profissional. A Vitória Régia Lagos e Jardins oferece o serviço de jardinagem e toda a assessoria necessária. “Muitos clientes não querem ter preocupação com manutenção, então a nossa empresa presta esse serviço”, explica. “Sempre antes de implantar um projeto paisagístico trocamos ideias com o cliente para entender os hábitos da família na casa ou dos trabalhadores. Oferecemos várias opções de projetos paisagísticos e o cliente escolhe”, esclarece.
Fotos: João Paulo Guimarães
Texto: Luiz Cláudio Fernandes