O arquiteto e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Flávio Augusto Sidrim Nassar morreu nesta quarta-feira (23), aos 69 anos de idade. O docente foi atuante no cenário acadêmico, cultural e urbanístico da cidade de Belém. Arquiteto talentoso, Nassar sempre foi apaixonado pela sua cidade.
Em 2019, em sua 3ª edição, a revista Design.com publicou uma matéria especial com Flávio Nassar sobre o processo urbanístico do Ver-o-Peso.
VEJA MAIS
Leia a matéria com Flávio Nassar na edição 3 da Design.com
Enquanto foi coordenador do Fórum Landi, Flávio prestou serviços importantes para a valorização do centro histórico da capital paraense. Ele também foi pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, contribuindo para posicionar a universidade como referência na Amazônia e articular parcerias com instituições de vários países.
A família destacou, em nota, que, além de um grande profissional, Flávio sempre foi um “grande amigo, pai, filho, avô e marido, e sua morte entristece a todos que tiveram a alegria de conviver com ele”.
Em nota, a Prefeitura de Belém lamentou, com enorme pesar, a morte do arquiteto e escritor Flávio Nassar. “Com a veia política atuante, foi um incansável lutador nos movimentos da esquerda do Pará e do Brasil no final dos anos 1970, principalmente no ambiente universitário”, diz a nota.
Último livro e matéria na revista Design.com
Em 2019, a revista Design.com publicou uma matéria especial com Flávio Nassar sobre o processo urbanístico do Ver-o-Peso. A edição foi sucesso de vendas.
“Conheci o Flávio por meio da fotógrafa Walda Marques, que intermediou essa entrevista para a revista. Foi uma grande honra tê-lo entrevistado e ter passado uma manhã maravilhosa com ele e a Walda em um ensaio fotográfico no Ver-o-Peso”, diz Luiz Cláudio Fernandes, diretor da revista.
No mesmo ano Flávio lançou o livro de poemas “Corpo Opaco”, o seu primeiro do gênero – uma obra onde refletia sobre a inquietude de um “comunista querendo ser niilista”, como descrito pelo próprio. À época do lançamento, contou em entrevista a OLiberal.com sobre o desejo de que sua obra trouxesse à tona reflexões sobre a natureza humana em tempos de desesperança.
Velório de Flávio Nassar
Segundo os familiares, Flávio faleceu em São Paulo e seu corpo está sendo trazido para a capital paraense. O velório será na capela do Palácio Lauro Sodré (Museu do Estado do Pará), a partir das 14h desta quinta-feira (24). O enterro será na sexta-feira, às 10h.
Fotos: Walda Marques