Desde 1986 a mostra, que é a maior das Américas, tornou-se referência nacional em décor e design e revelou os grandes nomes atuais do mercado: João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros. Este ano, todos os profissionais colocaram como destaque em seus projetos a natureza.
Veja os destaques:
Espaço Villa Olivo por João Armentano
Possui 307 m² e foi pensado em formato de ferradura, para ser uma casa com espaço de reconexão e equilíbrio. O projeto possui ambiente amplo, com arquitetura minimalista e com pouca interferência física no espaço, permitindo uma total integração entre os ambientes internos e o precioso jardim externo, deixando que os móveis e as obras de arte deem o tom da casa.
Casa Consentino por Debora Aguiar
Um dos principais nomes da arquitetura brasileira, Debora Aguiar tem o maior ambiente desta edição. Inspirada na contemplação dos quatro elementos da natureza, Debora projetou uma casa urbana de 1.100 m² para um casal antenado, viajado e amante das artes, que tem como proposta levar a natureza de fora para dentro dos espaços, sem fronteiras entre o in e o out.
Cisterna Deca por Tenório
É um espaço de contemplação e valorização da água, com o objetivo de divulgar o uso racional. A cisterna tem um volume de 70 mil litros e ocupa o corredor que liga o prédio da tribuna a uma das entradas. Com 560 m² de área interna e 280 m² de espaço externo, o ambiente tem seu próprio percurso. A água escorre pelo granito bruto no lounge de entrada e chega até o espelho d’água. É uma alusão à chuva e ao ciclo hídrico. Neste ambiente, cadeiras, sofás e algumas luminárias desenhadas por Tenório compõe o mobiliário para observação da água corrente.
Le Riad por Roberto Migotto
Em sua 21º participação na mostra, o arquiteto Roberto Migotto, que carrega o status de um dos maiores profissionais de seu tempo, leva a sofisticação ao patamar mais elevado em uma área de 600 m². “A ideia era construir uma espécie de oásis em meio à agitação de uma megalópole ocidental, permeado por grandes referências da arquitetura marroquina, sempre ressaltando a qualidade e o desenho quase artesanal”, comenta o arquiteto. O Le Riad evoca as tradicionais construções do destino africano que inspirou clássicos do cinema como Casablanca e personalidades como Yves Saint Laurent, propondo um convívio integrado com a natureza e revendo os limites entre “dentro e fora”.
SPA da Mata por Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
A dupla apresenta um refúgio em meio ao verde para quem procura por uma atmosfera aconchegante e tranquila, onde as premissas são a serenidade e o bem-estar. O espaço de 100 m² composto por materiais naturais e um design personalizado e harmonioso, foi projetado, pela primeira vez, desde a alvenaria, até o décor. No teto, domos de vidro constroem o layout.
Casa Dezesseis por Casa Design
A partir de uma visão contemporânea do morar, sem barreiras ou divisórias, Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. projetaram uma residência completa de 160 m². Funcional e personalizado, o ambiente é regado a luz e ventilação naturais e traz um morar que se propõe a ser integrado a partir de grandes vãos livres no interior do ambiente, aliados às grandes portas em vidro de correr, que possibilitam maior interação entre os ambientes e o lado externo, que conta com o lindo jardim da paisagista Talita Vitachi.
Home Family por BC arquitetos
Bruno Carvalho e Camila Avelar, do BC Arquitetos, escritório carioca estreante na Casa Cor SP, apresentam um ambiente de 62 m², multifuncional, que preza pelo reencontro das relações de afeto, de maneira humanizada, onde o aconchego e conforto são premissas.
“Quis criar um oásis de tranquilidade e aconchego no meio da agitação do dia-a-dia. Para isso, eu fiz um projeto onde todos os ambientes são integrados com a área externa e essa divisão indoor/outdoor se funde, favorecendo a integração dos espaços. A ideia é que o jardim chame para ir para fora, para permanecer”.
Debora Aguiar.
Fotos: Arquivo/Casa Cor
Texto: Luiz Cláudio Fernandes