Oscar 2022: a cerimônia do Oscar, a maior premiação do cinema, acontece neste domingo (27) no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos EUA. A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood terá apresentação de Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes.
Saiba onde assistir à cerimônia do Oscar
Os brasileiros podem assistir à cerimônia do Oscar 2022 no Globoplay. A transmissão será gratuita para todos os usuários logados, sem necessidade de assinatura.
Desta vez, a equipe de apresentadores e comentaristas terá Maria Beltrão, da GloboNews; Marcelo Adnet; Fábio Porchat, do GNT; e Dira Paes.
Na TV paga, o evento terá transmissão dos canais TNT e TNT Séries.
Que horas começa a transmissão da cerimônia do Oscar?
Em ambos os canais, TNT e Globoplay, o ‘esquenta’ para o Oscar começa às 20h deste domingo (27).
VEJA MAIS
- Lista com todos os filmes indicados ao Oscar 2022
- Brasil pode ganhar Oscar pela 1ª vez; relembre ‘quases’
- Outros filmes para ver na Netfliz na mesma “linha” de “O Poço”
- Assista o trailer do filme Ataque dos Cães:
Veja os destaques do Oscar 2022:
- O filme “Ataque dos cães” lidera a lista com doze indicações;
- A diretora do filme mais indicado, Jane Campion, se tornou a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção da história do Oscar;
- O segundo filme mais indicado foi “Duna”, que concorre em dez categorias;
- Em terceiro lugar ficaram “Belfast” e “Amor, sublime amor”, com sete indicações cada um;
- “Flee” se tornou o primeiro filme da história a ser indicado a melhor documentário, melhor filme internacional e melhor animação no mesmo ano;
- Beyoncé e Billie Eilish estão entre as intérpretes das concorrentes ao Oscar de Canção Original;
- O brasileiro Pedro Kos foi indicado com o documentário de curta metragem “Onde Eu Moro”.
Brasil tem chance de ganhar Oscar pela primeira vez com documentário
Oficialmente, o Brasil nunca ganhou um Oscar, mas ficou no quase algumas vezes. “Onde Eu Moro” foi indicado como Documentário em Curta Metragem. O cineasta carioca Pedro Kos é o diretor do filme, ao lado do americano Jon Shenk.
- Assista o trailer do documentário Onde eu Moro:
“Onde Eu Moro”, documentário de 40 minutos, pode ser assistido na Netflix e retrata três anos das vidas de pessoas sem teto em cidades como Los Angeles e San Francisco. “Foi uma jornada de transformação para nossa equipe”, disse Kos.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil tentava uma vaga com o longa Deserto Particular, do cineasta Aly Muritiba, mas ficou fora da disputa pelo 23° ano consecutivo.
Quantas vezes o Brasil já foi indicado ao Oscar?
Na categoria Melhor Filme Internacional, que antes se chamava Melhor Filme Estrangeiro, o Brasil já teve quatro indicados:
- “O pagador de promessas” (1963);
- “O quatrilho” (1996);
- “O que é isso companheiro?” (1998);
- “Central do Brasil” (1999).
Os maiores vencedores são Itália (14), França (12), Espanha (4), Japão (4) e Suécia (3). Na América do Sul, a Argentina tem dois prêmios nesta categoria e o Chile tem um.
Resumo das indicações para a categoria de Melhor Filme
- Ataque dos Cães: Produzido pela Netflix, o filme de faroeste é inspirado no livro de Thomas Savage “Ataque dos Cães” e tem como pano de fundo o estado americano de Montana. No longa, os protagonistas são os irmãos Phil e George Burbank, que são fazendeiros, de família rica e dividem o trabalho no campo. O filme se passa em 1925. Pode ser visto na Netflix.
- Duna: É uma adaptação do livro “Duna” de ficção científica escrito por Frank Herbert, 1965. A história se passa em um futuro distante com muita tecnologia, mas sem qualquer computador ou robôs inteligentes — elementos clássicos na maioria das obras de ficção científica. O protagonista é Paul Atreides, cuja família passa a administrar um planeta desértico, chamado “Duna”. O filme pode ser visto nas plataformas: HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e nos cinemas.
- Belfast: Conta a história de uma família cristã e pobre da Irlanda do Norte em 1960. Tudo isso, na perspectiva do filho de nove anos, Buddy. Em meio aos conflitos da época, o garoto brinca nas paisagens destruídas e sonha com um futuro melhor. Enquanto as mudanças de vida não acontecem, ele se consola com as histórias contadas por Pa e Ma, seus avós. O longa pode ser assistido nos cinemas a partir de 10 de março.
- Amor, Sublime Amor: Adaptado de um musical da Broadway, o filme se passa em 1957. O longa conta a história da rivalidade entre a gangue “Jet”, norte-americanos e “Sharks”, porto riquenhos. Ambas lutam para controlar o bairro Upper West Side. Na trama, a jovem Maria, pertencente à gangue Sharks, está com um casamento arranjado marcado com Chico, mas ela se apaixona por Tony, da gangue rival. História inspirada em “Romeu e Julieta”. O filme pode ser assistido nos cinemas.
- King Richard: Criando Campeões: O filme é inspirado na história de Richard Williams, pai das famosas jogadoras de tênis Serena e Venus Williams. Com o objetivo de fazer as filhas campeãs de tênis, Richard vai fazer de tudo para levá-las das ruas da cidade de Compton para o mundo. O longa pode ser assistido nas plataformas: HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play e Microsoft Store.
- No Ritmo do Coração: Conta a história de uma família com deficiência auditiva, dona de um negócio de pesca nos EUA. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e os irmãos no dia-a-dia. A jovem entra no coral da escola, onde ganha destaque pela bela voz e agora terá que lutar para entrar na faculdade de música enquanto auxilia nos negócios da família. O filme pode ser encontrado nas plataformas: Prime Video, Google Play, Apple iTunes e Looke.
- Não Olhe Para Cima: A produção da Netflix conta a história de Randall Mindy e Kate Dibiasky, dois astrônomos. Eles descobriram um cometa que está em rota de colisão com o planeta Terra. Os dois protagonistas tentam fazer com que a notícia seja levada a sério, mas terão que fazer mais do que contar a notícia para a população, uma vez que ninguém os levará a sério. A trama pode ser assistida pela Netflix.
- Dirija Meu Carro: No Japão, o jovem Yûsuke Kafuku é um ator e diretor de teatro de sucesso. Ele é casado com Oto, uma escritora e dramaturga. Quando a jovem desaparece de forma repentina, Yûsuke fica arrasado. Sofrendo com a dor da perda, ele contrata uma jovem para ser motorista particular. Os dois viverão uma jornada única no longa. O filme ainda não possui previsão de estreia aqui no Brasil.
- Licorice Pizza: Conta a história de Alana Kane, 25, e Gary Valentine,15, e se passa no Vale de San Fernando, 1973. Os dois acabam se apaixonando, mas tentam não permanecer juntos. A trama acompanha a jornada do primeiro amor deles. O filme pode ser assistido nos cinemas a partir de 17 de fevereiro.
- O Beco do Pesadelo: O filme conta a história do vigarista Stanton Carlisle. Ele entra para um “circo dos horrores” após perder tudo. Lá, ele aprende um grande truque que faz com que ele pareça ter poderes mentais. Com isso, começa a ganhar muito dinheiro com a elite nova yorkina nos anos 40. Tempos depois, Carlisle se envolve em um jogo de perseguição com a psicóloga Lilith Ritter, que tenta expor as habilidades fraudulentas de Stanton. O filme está disponível nos cinemas.