Passagens aéreas para Salinas começam a ser vendidas nesta terça-feira (5). Serão quatro opções de voos rumo ao município de Salinópolis, saindo às segundas, quartas, sextas e domingo, de acordo com anúncio feito pelo governador Helder Barbalho nas redes sociais. Segundo ele, será um grande passo no desenvolvimento turístico da região nordeste do Pará.
O governador tem se envolvido nas articulações para garantir a implementação do serviço que deve beneficiar não apenas Salinas, mas também os demais municípios da região.
Quando será o primeiro voo para Salinas?
Segundo a companhia aérea Azul, o início das operações no aeroporto do município de Salinópolis será no dia 30 de junho. Ainda não há informações sobre preços, onde comprar passagens ou outras rotas, além da Belém-Salinópolis, que já havia sido anunciada pelo Governo do Estado. Segundo a empresa, mais detalhes também serão divulgados nesta terça-feira (5).
Início dos voos no verão
Segundo o secretário estadual de Transportes Adler Silveira, a linha aérea comercial Belém-Salinópolis entra em operação até o próximo veraneio de julho. A empresa aérea Azul pediu ao Governo do Pará “algumas melhorias pontuais” no local, que não foram detalhadas. A companhia aérea também disse que vê com otimismo o início das operações no município, o que “ajudará a fomentar e impulsionar o turismo e a economia da região”.
Como é o aeroporto de Salinas
Com 1,9 quilômetro de extensão e capacidade para receber aeronaves com até 60 passageiros, o aeroporto de Salinópolis foi entregue pela gestão estadual em julho de 2021. Ele estava há dez anos interditado por falta de manutenção, mas recebeu melhorias em todo o terminal de passageiros, que inclui sala de espera, banheiros, lanchonete, balcão de informações, salas administrativas, embarque, desembarque e outras dependências.
O empreendimento faz parte do pacote de obras e serviços realizados pelo Estado a fim de incentivar o desenvolvimento do turismo na região. Todos os municípios da região do Salgado serão beneficiados, com estímulo ao turismo em outras cidades como São João de Pirabas, Santarém Novo, Maracanã, Quatipuru e Primavera. Será um reforço ainda para as regiões de Capanema, Peixe-Boi, Augusto Corrêa e Nova Timboteua.
VEJA MAIS
Melhores destinos de viagem para 2022: confira as dicas
As nove piscinas mais bonitas do mundo; saiba onde elas ficam; fotos
Casa imponente e de frente pro mar, por Melania Monteiro
O que fazer em Salinas, no Pará
Salinas é um dos pontos turísticos mais procurados do território paraense. A cidade é bem charmosa e possui opções de diversão voltadas para o mar, além de lagos incríveis. Mas quem quiser poderá conhecer os clubes, dar um passeio pelas praças, andar de bicicleta pela orla e experimentar uma comida típica do Pará. Conheça os principais pontos turísticos.
- Ruas de Salinas
A cidade de Salinópolis é organizada e possui praças bem bonitas e fotogênicas. Outro ponto alto são os calçadões das praias, muito utilizados para a prática de esportes e passeios em família. Além disso, o local recebe os amantes de surf e de belezas naturais.
- Praia da Atalaia
Essa é a praia mais movimentada de Salinópolis, então por esse motivo, evite visitá-la nos feriados. Ela possui uma estrutura perfeita, com bares e restaurantes, além de vendedores ambulantes vendendo petiscos pela orla. O curioso é que ela é liberada para a circulação de veículos, ou seja, não se assuste ao se deparar com carros estacionados.
- Praça do Pescador
A praça fica localizada na Avenida Atlântica, na orla de Salinópolis. O local é perfeito para passear no final da tarde com a família, ver o pôr do sol ou até mesmo andar de patins, skate ou bike. Ela é pequena, acolhedora e visitada por moradores e turistas.
- Farol de Salinópolis
Esse farol foi inaugurado em 1852 e anos depois passou por uma reforma. Segundo informações, ele tem origem francesa ou alemã e possuía uma estrutura desmontável. Hoje ele virou um ponto turístico da cidade e atrai muitas pessoas para tirar fotos.
- Aqualand Park
O parque Aqualand, em Salinas, é considerado o maior da região Norte e possui um padrão internacional. Ele oferece piscinas adulto e infantil, piscinas de ondas, toboáguas, rios lentos e ilhas. Além disso, ele possui uma capacidade de até 5 mil visitantes e conta com uma estrutura completa como hamburguerias, restaurantes e pizzarias. Sem dúvidas, uma ótima atração para ir com a família.
- Salinas Park
Outro parque aquático perfeito para famílias com filhos é o Salinas Park. Ele fica localizado dentro de um resort e possui piscinas, academia, parque infantil e sauna. Além disso, o atendimento é considerado muito bom e caso você queira se hospedar, os apartamentos são bastante confortáveis.
- Lago da Coca Cola
Essa atração é incrível e possui uma paisagem linda. As dunas são perfeitas para tirar fotos, caminhar e aproveitar o pôr do sol. Porém, tenha cuidado, pois as águas não são indicadas para banho e o local costuma ficar vazio na baixa temporada, o que pode ser um pouco perigoso.
Não há como não se apaixonar por esse destino paraense. Por isso, quando for visitá-lo, não esqueça de registrar todos os momentos que puder.
Qual a melhor praia de Salinas
Salinas é o ponto alto do litoral paraense. As duas praias mais famosas de Salinas e que lotam no verão são a Praia do Atalaia e a Praia do Farol Velho.
A Praia do Atalaia é famosa pela circulação de carros nas areias. Ela fica a cerca de 15 km de distância da cidade. Por perto, há alguns hotéis, pousadas e casas, além dos agitados quiosques e barracas de praia, que servem deliciosos pratos de culinária paraense, peixes e frutos do mar. Ali, a maré faz toda a diferença. Quando está alta, a faixa de areia diminui e os surfistas curtem as ondas, enquanto que os turistas aproveitam para descansar nos restaurantes. Na maré baixa, surgem piscinas naturais entre as dunas de areia branca e fina, principalmente mais ao leste da praia.
A praia do Farol Velho é a vizinha mais tranquila do Atalaia. Uma continuação dela, na verdade. Tão bonita e agradável quanto. É um canto mais sossegado, de águas cristalinas e salgadas, com uma grande faixa de areia, que permite uma ótima caminhada contemplando as maravilhas da natureza e as belíssimas mansões da região. Seguindo a mesma linha da vizinha, no Farol Velho também é permitida a entrada de carros na areia. Vale alertar que a maré sobre muito rapidamente, então é preciso tomar cuidado para não ter problemas.
Para chegar à Praia do Espadarte é necessário pegar um barco para chegar nessa atração. O custo é de R$ 10 reais por pessoa, ida e volta.
A Praia da Corvina possui uma longa faixa de areia e fica depois da região do Maçarico, atrás de mangues escondidos. Ela não é diversa, mas é limpa e possui um acesso tranquilo.
Além dessas, Salinas tem a Praia do Maçarico, Praia da Marieta (Ilha do Marco), Praia Fortaleza, Praia Inajá (dos Pilões), Praia Maria Baixinha (Ponta Maria Baixinha), Praia Castelo, Praia Areião, Praia Porto da Praia, entre outras.
Melhor época para ir a Salinópolis
Não há um período específico para conhecer Salinópolis. Por isso, o visitante poderá ir à cidade em qualquer época do ano, pois a temperatura média é de 27º. Ou seja, faz calor em qualquer estação. Assim, é possível aproveitar as praias durante o ano todo. Entretanto, os melhores meses para ir são junho, julho e agosto, auge do verão amazônico. Em julho, por causa das férias escolares, a cidade lota. Já não é recomendada a visita em meses como fevereiro e março, auge do inverno amazônico, quando chove muito e todos os dias.
Distância entre Belém e Salinas
A distância em linha reta entre Salinópolis e Belém (ambas no Pará) é 157.84 km, mas a distância de condução é 215 km. Leva 3 horas e 41 minutos para ir de Belém a Salinópolis.
A melhor opção é alugar um carro, pois é essencial para se locomover na cidade e entre a cidade e as praias. Mas também tem a opção de ir de ônibus que sai do Terminal Rodoviário de Belém. A passagem custa R$ 53,87 por pessoa.
Se você for em seu carro particular saindo de Belém, irá consumir dois tanques de gasolina (um para ir e outro para voltar).
Veja a rota para chegar em Salinas (PA)
Passagens aéreas para Salinas
VEJA MAIS
Passagens aéreas baratas saindo de Belém
Santarém: conheça as praias de água doce e as paisagens do Pará
Ecoturismo: um guia completo sobre o turismo ecológico no Brasil