Qualidade de vida: conheça 5 países onde a expectativa de vida é mais longa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida vem aumentando pelo mundo. Passou de 66,8 anos em 2000 para 73,4 anos em 2019. No Brasil, o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2020, era de 76,8 anos.
Mas há países que ultrapassam bem esse patamar, em diferentes levantamentos.
VEJA MAIS
- Mansão de Maíra Cardi e Arthur Aguiar: tour pela casa do ganhador do BBB 22
- Melhores destinos para viajar em 2022: São Paulo é o único lugar do Brasil citado
- São Paulo está entre as cidades mais populosas do mundo em 2022; confira o ranking
- Torre Eiffel é o ponto turístico mais caro para se visitar do mundo
Qualidade de vida: conheça 5 países onde a expectativa de vida é mais longa
1- Qualidade de vida em Mônaco
Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média – a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. A qualidade dos serviços públicos é apontada como um dos fatores, além da vida ao ar livre e dieta mediterrânea saudável.
2- Qualidade de vida na Suíça
A Suíça investiu na saúde preventiva que, aliada ao estilo de vida saudável, coloca sua população com expectativa de vida média de 84,25 anos, em dois levantamentos diferentes – da World Population Review e do site de estatísticas Worldometers , entrando para o Top 5 dos países mais saudáveis para se viver.
VEJA MAIS
3- Qualidade de vida em Hong Kong
A região administrativa da China abriga quase oito milhões de pessoas e, conforme a organização independente World Population Review, a expectativa de vida dos cidadãos se aproxima de 88 anos para mulheres e 82 anos para homens, fazendo a média girar em torno de 85 anos.
4- Qualidade de vida no Japão
Os japoneses também têm vida longa – é de lá, por exemplo, Jiroemon Kimura (1897–2013), um dos homens mais velhos do mundo, que chegou a 116 anos e 54 dias. Entre os fatores apontados para a longevidade no Japão estão a dieta – com bastante vegetais, peixes e algas marinhas – o estilo de vida e a prática de atividades como tai chi chuan e ioga.
5- Qualidade de vida em Singapura
Os asiáticos seguem em alta quando o assunto é expectativa de vida. No levantamento da CIA World Factbook, a população de Singapura pode ultrapassar 86 anos. Os cuidados com a saúde, com a detecção precoce de doenças, e as baixas taxas de poluição do ar são considerados alguns dos fatores dessa longevidade.