Endereço: Roxy Senador Lemos: Avenida Senador Lemos, 231 – esquina com a Travessa Almirante Wandenkolk – Umarizal, Belém. Roxy Bar Shopping Bosque Grão Pará: Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cães, Belém.
Telefone: (91) 3224-4514 (Roxy Senador Lemos) / (91) 3218-6161 (Roxy Bosque).
Site: roxybar.com.br/restaurante.
O lugar: Um lugar para encontrar os amigos, conversar, escutar um bom som, beber uma boa bebida e comer pratos gostosos, servidos até depois das 23 horas. Um ambiente prazeroso, onde se pode ir de bermuda ou paletó. Sozinho ou de turma. No começo ou no final da noite. Lá, se vê cenas curiosas: garçons que trabalham na casa desde a inauguração do estabelecimento e já conhecem as preferências de certos clientes porque se tornaram amigos de longas datas, ou Madonna e Marylin Monroe convivendo harmoniosamente em um mesmo cardápio. Esse é um badalado restaurante/bar da capital paraense que, em 2016, completa 32 anos. Um grupo de amigos planejou o Roxy Bar com este perfil, para se encontrar e jogar conversa fora nas noites de 1984, com bebidinhas e comidinhas gostosas. O sucesso foi absoluto e perdura até hoje.
O nome Roxy foi inspirado no estilo arquitetônico do prédio do Cine Roxy, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Com a semelhança, os sócios Janjo Proença, João Carlos Braga e Jose Franco começaram a tematizar o cardápio com nomes de artistas de cinema. “Sou apaixonado por cinema. Quando adolescente, eu fazia filmes em Super 8”, explica Janjo, cinéfilo de carteirinha. Até seu prato preferido está relacionado a um grande nome da dramaturgia: “Picadinho Carmem Miranda”, servido no Roxy com porções escandalosas de bacon, farofa e banana à milanesa.
O salão de pé-direito alto do Roxy é todo decorado com pôsteres de grandes filmes e nomes do cinema. A cozinha é liderada pelo chef Marcelo Siqueira, um dos responsáveis pela condecoração do Roxy com o prêmio “Melhor da Cidade para Comer de Madrugada”, da Veja Belém. A todo o vapor, os fogões funcionam até o encerramento do expediente. Um dos pratos mais famosos, e o mais pedido, o filé Saddam Hussein consiste em um medalhão de filé-mignon alto, coberto de molho de cebola e escoltado por batata frita, arroz piemontese e farofa de ovo. Esse é o predileto do médico Carlos Fernandes: “vou ao Roxy há mais ou menos 10 anos e, quase sempre, eu peço o Saddan”, diz. “Dos prêmios que já recebemos, o maior é ter a casa cheia de clientes e amigos, de segunda a domingo”, avalia Janjo.
Funcionamento: Senador Lemos: 19h15/1h (sex. e sáb. até 4h). Roxy Bosque: 19h15/01h (sex. sáb. e dom. até 03h).
Acesso: Livre.