Os banheiros deixaram de ser um ambiente sem graça na casa há muito tempo. Dos totalmente monocromáticos aos cobertos por papéis de parede estampados, não faltam ideias para dar charme a esses espaços de pouca metragem.
Quem gosta de ousar no décor, pode e deve investir em quadros nas paredes, seja sobre os azulejos ou sobre a pintura – e eles não ficam restritos apenas aos lavabos. A dica principal é ficar atento à umidade, a maior vilã para quem pensa em investir nessa ideia.
A boa notícia é que dá para apostar nos quadros até em espaços com banheiras e chuveiros. É só não deixar as peças tão próximas da área com vapor. Evite as molduras de madeira que não passaram pelo processo de envernizamento pois, com o excesso de vapor gerado durante o banho, podem apodrecer ou, no mínimo, perder a cor.
Vale ficar atento à fixação também. Sempre prefira usar buchas e parafusos ou pregos de aço, pois onde tem umidade os suportes com fita dupla face podem soltar. Outra dica importante é sempre preferir molduras com vidro, assim a arte fica mais protegida. Abaixo, confira alguns bons exemplos de quadros usados em banheiros:
Gallery wall
Para abrigar o espelho e a composição de quadros, os moradores deste apartamento investiram em pintura de meia parede. O restante continua coberto de azulejos branco e rejunte escuro. Mas não para por aí: repare que há uma fotografia do aclamado Tomio Seike apoiada no piso. Os móveis vintage harmonizam com a atmosfera descolada das gravuras, fotos e ilustrações, que recebem proteção de vidro. A medida é importante em banheiros que têm ducha ou banheira.
Glamour emoldurado
Neste banheiro, o papel de parede estampado e texturizado emoldura os quadros enfileirados ao lado do espelho bisotado e das arandelas. Os toques de dourado e o mármore do móvel da pia reforçam a atmosfera glamurosa do espaço ao lado do revestimento geométrico do piso.
Charme antiguinho
A Detroit do início do século 20 inspirou o escritório Quinn Evans Architects a criar este banheiro. A interessante mistura de cores – branco, vermelho e azul – e texturas, como granilite do piso e da pia, reforçam a atmosfera retrô. As fotografias antigas em preto e branco na lateral adicionam charme ao banheiro.
Vida aquática
Inspirados pelos animais marinhos, os profissionais do escritório Rise Design Studio, em Londres, optaram por cobrir o espaço de azul escuro, contrastando com o teto em placas de madeira clara. Um quadro com uma imagem de baleia, também em tom de azul, a cor do ano da Pantone, arremata o décor temático ao lado do armário espelhado.
Romântico floral
A banheira de estilo vitoriano, os azulejos em tom de verde clarinho na meia parede, o móvel ao lado da pia e o armário antigo na parede oposta à janela dão o tom retrô deste banheiro. As flores no vidro no chão e sobre o móvel ao lado dos quadros na parede da banheiro reforçam a atmosfera romântica.
Gravura tropical
As plantas, a cortina estampada de folhas e a abundância de luz natural revelam a vocação tropical deste banheiro com revestimentos claros. Um quadrinho na área da banheira com motivos botânicos arremata o décor – e prova que dá para pendurar quadro na parede que você quiser.
Arte na banheira
Na casa da galerista Luciana Brito, até a área da banheira ganhou um quadro. A peça do artista Sol LeWitt adiciona um ponto de cor a um ambiente marcado pela elegância e a simplicidade das linhas retas e dos revestimentos claros, como mármore e pastilhas cerâmicas.